Notícias

Frente Parlamentar de Saúde visita o Cisa e colhe importantes subsídios

Vereadores componentes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública da Câmara de Cascavel passaram boa parte do dia de hoje (9) conhecendo o sistema de funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) da Amerios - Associação dos Municípios da Região de Entre Rios, localizado na cidade de Umuarama, região Noroeste do Paraná.

Integrado pelos vereadores João Paulo de Lima, presidente da Frente, juntamente com os membros Nei Haveroth e Celso Dal Molin, o grupo cascavelense foi recebido pelo coordenador geral do Cisa, Jorge Luiz Zanetti Pereira, que especificou todas as questões ligadas àquele Consórcio.
De acordo com o vereador João Paulo, o Cisa atende uma população de 160 mil pessoas, moradores de 20 municípios, prestando 500 atendimentos por dia. “A Frente Parlamentar está conhecendo esses consórcios, que são estruturas similares ao Cisop, visando conhecer e apresentar sugestões para melhorar a saúde pública em Cascavel e região”, disse.
Foi possível detectar vároas diferenças em relação do funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), atualmente alvo de investigações através de uma CPI formada na Câmara de Cascavel. “Aqui em Umuarama busca-se assegurar um atendimento mais completo aos usuários, incluindo serviços de alta complexidade, incluindo cirurgias em áreas como ortopedia, oftalmologia e cardiologia”, frisa João Paulo de Lima.
(Assessoria de Imprensa/CMC)