Notícias

Frente Parlamentar encaminhará pedido de ações à Secretaria de Saúde

O período do recesso parlamentar, encerrado na sexta-feira (31) foi de muito trabalho por parte dos vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Fiscalização Permanente da Saúde Pública de Cascavel. Eles estiveram pessoalmente em mais de 40 endereços, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UPS´s), Unidades de Saúde da Família (USF´s), Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), no Posto de Atendimento Central (Rua Rio Grande do Sul esquina com Souza Naves) e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
As visitas e a situação encontrada em cada local geraram um relatório com mais de 50 páginas, cujas cópias foram distribuídas e detalhadas à imprensa na tarde desta segunda-feira (3). O grupo de parlamentares já tem agendado um encontro com o secretário municipal de Saúde, Reginaldo Andrade, para a manhã da próxima quarta-feira.
A ideia é detalhar as deficiências encontradas, cobrar ações imediatas para os casos mais urgentes e que demandem menores investimentos e definir emendas ao orçamento do próximo ano para solucionar as questões mais complexas. “Tem muita coisa que deveria ter sido resolvida a partir dos levantamentos das CPI da Saúde, no ano passado, e que até agora permanecem sem solução”, destaca o presidente do colegiado, João Paulo (PSD).

MAIS GRAVES
A Frente Parlamentar encontrou algumas situações bem graves, como por exemplo, a estrutura física das UPS´S dos bairros Los Angeles, Floresta e Cancelli. Mesmo nessas, entretanto, o atendimento ainda é realizado de forma satisfatória graças ao emprenho dos servidores e dos médicos. “As equipes conseguem superar as deficiências estruturais”, salienta Professor Paulino (PT).
Os vereadores vão sugerir ao secretário a destinação de um veículo Van para transportar pacientes das UPA´s para as Unidades Básicas, bem como de uma UBS para outra, de acordo com a existência de fichas para consultas.

FILAS DA MADRUGADA
Quanto às famigeradas “filas da madrugada”, constatou-se ser uma questão mais cultural do que decorrente da falta de consultas disponíveis, tanto que elas acontecem até mesmo em Unidades Básicas onde a capacidade de atendimento não está no limite, como é o caso do bairro Aclimação.
Questões como o atendimento no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), o atraso no funcionamento do Hospital Jácomo Linardelli e a necessidade de criar uma ala geriátrica no HUOP também foram abordadas pela Frente Parlamentar. O elevado número de acidentes de trânsito e a sobrecarga que eles causam à saúde preocupam os vereadores, que pretendem cobrar da Cettrans e do Governo Municipal, campanhas publicitárias sobre o tema.
Também participaram das visitas e da apresentação do relatório à imprensa os vereadores Nei Haveroth (PSL), Celso Dal Molin (PR), Walmir Servegnini (Pros) e Jaime Vasatta (PTN). Jorge Bocasanta (PT) foi representado pelo assessor Otto Reis.
(Assessoria de Imprensa/CMC)