O vereador Claudio Gaiteiro (PSL) e o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carlesso definiram em reunião na manhã desta quinta-feira (11) um planejamento para uma campanha educacional e de fiscalização sobre o cumprimento da lei que proíbe a venda de arguile para menores de 18 anos e a utilização do cachimbo em locais públicos.
Durante observação em praças de Cascavel, o vereador constatou dezenas de grupos de jovens nos finais de semana consumindo arguile, principalmente no Lago Municipal e Parque Vitória. Entendendo que estes são os locais preferidos pelos jovens, então o parlamentar procurou o Executivo para garantir o cumprimento da lei de sua autoria.
Inicialmente, a Secretaria de Meio Ambiente estará sinalizando os parques e praças públicas com placas informando a proibição do consumo de arguile nesses locais, como também estará distribuindo panfletos informando a existência da lei e sobre os perigos do consumo do produto.
De acordo com o vereador Claudio Gaiteiro, num primeiro momento é necessário o trabalho de informação, mas havendo insistência do consumo em ambientes públicos serão realizados arrastões envolvendo os órgãos competentes à fiscalização. “Como representante da população e autor da lei espero que o cumprimento da lei e a fiscalização sejam efetivos. É o que também esperam todas as famílias, hoje apreensivas diante dos vícios que alcançam nossos jovens”, defendeu o vereador.
A repercussão sobre a implantação da lei em Cascavel alcançou outras cidades. Nos últimos dias, a Câmara foi procurada por pessoas de
Pinhais, Três Barras do Paraná, Toledo, Porto Alegre e Belo Horizonte, todas interessadas em implantar a lei em seus municípios.
Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa | CMC
LEGENDA:
Claudio Gaiteiro (PSL) em reunião com o secretário Paulo Carlesso
Foto: Assessoria do vereador