A Câmara de Cascavel outorga na noite desta segunda-feira (09) o título de cidadão honorário ao General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em sessão solene realizada no plenário do Legislativo e conduzida pelo presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR).
O título foi concedido pelo Decreto Legislativo nº 03 de 13 de março de 2018, proposto pelo vereador Romulo Quintino (PSL), que explica que “o título de cidadão honorário é um título entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria”. O parlamentar destacou ainda a presteza com que o General Affonso da Costa acionou o Exército para colaborar em diversas ações de combate à criminalidade, proteção das fronteiras programas de cunho social, conscientização ambiental e saúde.
“É uma honra fazer parte da história de um Exército que garantiu o direito à posse do oeste e sudoeste do Brasil, território à época em disputa com a Argentina, abrindo caminhos de Guarapuava a Foz do Iguaçu e marcando o início da colonização da região”, lembrou o homenageado. O general garantiu que levará sempre o nome de Cascavel em seu coração e a naturalidade, agora adquirida, de cidadão cascavelense para todas as cidades onde for destacado pelo Exército Brasileiro.
Participaram da cerimônia os amigos e familiares do Coronel, o vice-prefeito de Cascavel, Jorge Lange, o Coronel Paulo Eduardo de Mello Perezino, o Major Rubens Garcez, o Tenente Coronel Wilson Rogério Pinheiro, o Major Marcos Pereira Soares, o Major Cleber Modesto de Castro, o Major Luís Paulo Gonçalves, José Ivaldeci Pereira, representando o senador Álvaro Dias, o ex-prefeito e ex-presidente da Câmara, Pedro Muffato, o ex-vice prefeito Jadir de Mattos, o presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior e os vereadores Celso Dal Molin, Pedro Sampaio, Fernando Hallberg, Carlinhos Oliveira, Jaime Vasatta, Misael Júnior, Serginho Ribeiro, Josué de Souza, Policial Madril, Mazutti, Mauro Seibert e Aldonir Cabral.
Conheça mais sobre o general Affonso da Costa
O General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa é natural da cidade do Rio de Janeiro. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1986, com o título de Bacharel em Ciências Militares. Além disso, é Mestre em Operações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Possui também a Especialização em Direito Internacional dos Conflitos Armados, pela Escola Superior de Guerra.
No exterior, realizou o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração, no Centro de Altos Estudos Militares da França e o Curso de Comando e Estado-Maior Conjunto, na Escola Superior de Guerra do Peru.
Ao longo de sua carreira, serviu na região amazônica durante oito anos, tendo comandado o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém do Pará; foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Assessor Militar do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; Oficial de Estado-Maior da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola e instrutor da Escola Superior de Guerra do Peru.
Como Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas- São Paulo, foi o responsável por coordenar os estudos para a admissão das mulheres na carreira bélica do Exército Brasileiro.
Tendo sido promovido ao posto de General de Brigada Combatente, em julho de 2016, foi, então designado para comandar a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel.
Desta forma, após um ano e oito meses à frente desta importante e grande Unidade do Exército Brasileiro, responsável por uma área que corresponde a aproximadamente dois terços do Estado Paraná, e localizada em uma posição estratégica, próxima à tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, o General Affonso da Costa estreitou sobremaneira os laços do Exército Brasileiro com a população local, as diversas autoridades e instituições de todos os setores da sociedade paranaense, adquirindo grande respeito e admiração.
O General vem se destacando por sua atuação e disciplina dentro da corporação, fato que engrandece, valoriza e orgulha o município de Cascavel em tê-lo como representante. Sua inteligência, perseverança e profissionalismo o conduziram a esse cargo da Brigada. Esta Casa de Leis se alegra em reconhecer o trabalho que o General tem realizado, juntamente com todo o efetivo, pois sabemos a dedicação e esforço de cada um no seu dia a dia.
Assessoria de Imprensa/CMC