Convidado da terceira edição da série de conversas “Representante próximo do povo”, Fernando Giacobo conversou com vereadores no final da tarde desta sexta-feira (20) no plenário da Câmara.
O deputado federal no PR apresentou suas principais contribuições à região Oeste do Paraná, especialmente nas áreas de esporte, saúde, infraestrutura e agricultura. Giacobo destacou os recursos conseguidos em seu mandato atual para a construção de quadras sintéticas em Cascavel, investimentos em UBSs (Unidade Básica de Saúde) e no Hospital Universitário, equipamentos agrícolas para os sete distritos e outras destinações que beneficiam a região.
O foco da fala do deputado foi, no entanto, a necessidade de reformas no Brasil, especialmente reforma tributária, administrativa e política. Um exemplo dado por ele foi o da Lei de Licitações, que completa 20 anos e não dá suporte legal ao desenvolvimento econômico e social do país. Em tempos de manifestações generalizadas contra a classe politica, Giacobo defendeu que “o atual sistema politico é ele próprio indutor da corrupção”, pelo modo como estabelece cotas para propaganda para partidos e dá assento aos representantes eleitos através da eleição proporcional.
Perguntando pelos vereadores, Giacobo falou sobre a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à distribuição mais igualitária dos royalties de petróleo, projeto ao qual é contrário, e criticou também a destinação de mais da metade dos recursos totais do país à União, sobrando para as outras esferas do governo apenas cerca de 40%, divididos entre estados e municípios.
Participaram do debate o presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), os vereadores Gugu Bueno (PR), Nei Haveroth (PSL), Jaime Vasatta (PTN), Robertinho Magalhaes (MD), Jorge Menegatti (PSC), Romulo Quintino (PSL), Fernando Winter (PTN) e o secretário de esporte do município, Wanderley Faust.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel