Notícias

Historiador repassa relíquia à Câmara

Na última sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Julio Cesar Leme da Silva (PMDB) recebeu a visita do jornalista e historiador cascavelense Alceu Sperança, que trazia em mãos um objeto que retrata uma época importante da história do Município. Sperança repassou ao presidente um quadro, emoldurado em forma de cruz, com um poema escrito pelo jornalista, poeta, membro da Academia Paranaense de Letras e ex-presidente do Legislativo cascavelense Alir Silva, falecido em dezembro do ano passado.
De acordo com o historiador, Alir, que presidiu a Câmara no período entre 1957 e 59, confeccionou o adereço e o fixou no Legislativo em uma época que Cascavel convivia com a violência proporcionada por jagunços do coronelismo. Tanto que o então presidente, sob pressão e perseguido, se viu obrigado a deixar a cidade, mudando-se para a capital Curitiba, onde viveu até o ano passado. Porém, antes de falecer, pediu à família que procurasse o historiador para entregar a relíquia que havia levado consigo, pedido atendido prontamente.
Julio Cesar Leme da Silva adiantou que vai determinar a restauração do adereço histórico e que o objeto voltará a ser fixado no Legislativo. “Também vamos confeccionar uma placa explicativa para ser colocada logo abaixo. Podemos considerar a iniciativa da família e do jornalista Alceu Sperança um resgate de parte da história da nossa cidade”, frisou Julio.
Abaixo, o poema escrito pelo ex-presidente Alir Silva na íntegra. Obra que retrata a indignação de um homem diante da violência desenfreada de uma época marcada por crimes até hoje insolúveis.

“Esta Nação, quando nascia em seu berço, recebia o nome de Brasil, a Terra de Santa Cruz.
Símbolo da glória do caminho das leis de Jesus. A semente que aqui germina é regada pelas lágrimas da dádiva da Natureza Divina.
Nossa terra jamais será manchada pelo sangue vermelho.
Graças a Deus a paz é nosso espelho”.



LEGENDA
Alceu Sperança fazendo a entrega do quadro ao presidente Julio Cesar

CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.