Notícias

Câmara reconhece trabalho de Lurdinha da Pastoral da Criança

Em reconhecimento aos serviços comunitários prestados, a Câmara entregou nesta quinta-feira (23), Votos de Congratulações e Louvor a uma das líderes da Pastoral da Criança na região, Maria de Lourdes Menon Schram, a Lurdinha da Pastoral.

A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderlei do Conselho (PSC), através do Requerimento 313/2014. Para o vereador, a trajetória de Lurdinha “traz o reflexo para o entendimento de que toda ação em favor das crianças é necessária para a construção da nossa sociedade de forma justa e igualitária”. Vanderlei explicou que a entrega do título de hoje é uma maneira de homenagear cada uma das trabalhadoras da Pastoral da Criança.

Em seu discurso, a homenageada agradeceu sua família, as colegas da Pastoral, o vereador Vanderlei e todos os vereadores pela aprovação do título. Lurdinha trabalha há 25 anos ajudando crianças e gestantes, “são mais de 15 mil crianças acompanhadas, de todas as raças, classes sociais e religiões. Nosso objetivo inicial é atender as famílias mais carentes, mas estamos abertas a todas as pessoas que precisam”.

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

A homenageada

Maria de Lourdes Menon Schram nasceu na cidade de Imbituva - Paraná, no dia 16 de janeiro de 1948. Casada com Abdo Guilherme Schram, tem seis filhos, dez netos e um bisneto. No ano de 1966 veio para Ibema. No município, trabalhou como zeladora do Colégio Cristo Rei e serviu por mais de 20 anos nas obras sociais, através de programas de orientação às famílias, na construção coletiva de grupos para geração de renda e melhorias na qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento de ações que levaram ao município de Ibema à APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Foi a primeira representante do poder público municipal ocupando uma cadeira na Casa de Leis de Ibema, no primeiro ano de emancipação política daquele município, sendo a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora.

Em Cascavel, coordena um grupo de mais mil líderes da Pastoral da Criança, para um trabalho que é a base para salvar vidas. Através deste grupo, conseguiu resultados que mudaram a história de Cascavel e de toda a região Oeste do Paraná.

Assessoria de Imprensa/CMC