Foi em uma consulta simples sobre a biografia de um ex-presidente da Câmara de Cascavel, que se descobriu a inexistência de qualquer acervo relacionado à história do Legislativo. Diante da constatação o presidente Marcio Pacheco (PPL) levou a questão à Mesa Diretora, que determinou a realização do resgate histórico da Casa e da biografia dos ex-vereadores, como também a sistematização de todas as leis existentes.
Os membros da Mesa designaram dois dos mais antigos servidores da Casa para a realização dos trabalhos que já foram iniciados nas últimas semanas. Teodósio Sereniski – há 27 anos no serviço público – e Itacir Gonzatto, há 30 anos, têm agora a responsabilidade de localizar as famílias e registrar documentalmente a biografia de todos os legisladores que já passaram pela Câmara de Cascavel.
Itacir explica que “além da história dos vereadores, também vamos sistematizar todas as mais de 6 mil leis já aprovadas. Vamos identificar todas as leis correlacionadas, as revogadas e em vigor, as alteradas ou em duplicidade e desta forma oferecer um sistema de consulta mais eficiente”.
“Ficamos até surpresos em saber que não existem tais registros na Câmara de Vereadores. Faz parte da história da nossa cidade e é preciso preencher essa lacuna. Tão importante quanto o tema histórico, é a organização das leis para consulta pública ou até mesmo para que se evitem novas proposições em duplicidade”, defendeu Marcio Pacheco.
Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa | CMC
Legenda:
Mesa Diretora em reunião com os servidores designados
FOTO:
Deonildo Gonçalves