Em pronunciamento nesta terça-feira (11) na tribuna da Câmara, o presidente do Legislativo Municipal, Gugu Bueno (PR) fez uma candente defesa pela manutenção de todas as turmas que ofertam cursos técnicos profissionalizantes nas escolas da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE). “Em meio à crise econômica que o país atravessa, a qualificação profissional é uma das mais eficientes maneiras de se proteger o emprego”, destacou.
Segundo o Comitê em Defesa da Educação Profissional Pública, as escolas foram autorizadas a abrir as matrículas e a busca por vagas superou as expectativas, como foi o caso do CEEP Pedro Boaretto Neto, que teve 944 inscritos para as 360 vagas disponíveis. Atualmente estão matriculados quatro mil alunos em Cascavel e seis mil na área do NRE.
REQUERIMENTOS APROVADOS
“Em defesa dos interesses de nossa sociedade, repudiamos qualquer fechamento de turmas e cobramos que sejam disponibilizadas as vagas necessárias para contemplar a demanda”, asseverou Gugu Bueno. Neste sentido, o Presidente teve aprovados por unanimidade sete requerimentos endereçados aos deputados estaduais de Cascavel e à Secretaria de Estado da Educação (SEED).
A postura do presidente foi elogiada por vários vereadores, incluindo Paulo Porto (PC do B) que se uniu à causa e sugeriu a apresentação de uma Moção de Repúdio contra o eventual fechamento dos cursos.
As professoras Sandra Tambani, do CEEP Pedro Boaretto Neto, também presidente do Comitê em Defesa da Educação Profissional Pública; Roseli Aparecida dos Santos (Colégio Wilson Jofre) e Ligia Karka Basso (Colégio Padre Carmelo) acompanharam a sessão do Legislativo Municipal.
(Assessoria de Imprensa/CMC)