Notícias

Integração entre poderes deve trazer mais segurança nos terminais

A Comissão de Segurança e Trânsito da Câmara de Cascavel realizou na manhã desta quinta-feira (27), uma reunião para discutir a segurança nos terminais de transporte coletivo da cidade.

Além do vereador Nei Haveroth, presidente da Comissão, estiveram presentes o Capitão Cícero Tenório, da Polícia Militar, Lauri Dall’Agnol, diretor da Guarda Patrimonial, Vania Muetzemberg, da Cetttrans e Jair Pereira, do Conselho Comunitário.

O principal propósito da reunião entre Poder Legislativo, Executivo, Polícia e comunidade era buscar respostas ao problema da segurança nos terminais de transporte coletivo. Os vereadores têm recebido muitas reclamações de usuários do sistema, que reclamam dos assaltos, da perturbação da ordem e também da entrada de muitos passageiros sem pagar ou mesmo apenas para utilizar a internet dentro dos terminais.

A Polícia Militar se comprometeu a incluir mais rondas nas imediações e na parte interna dos terminais e também acionar patrulhas de choque quando necessário. Os policiais devem realizar mais abordagens físicas e pedem que os usuários, guardas patrimoniais e agentes da Cettrans registrem todas as ocorrências para que seja possível mapear melhor os locais com maior número de assaltos e outros crimes.

A Cettrans e a Guarda Patrimonial – que não têm competência para realizar abordagens – devem trabalhar conjuntamente para aumentar fiscalização via câmeras de monitoramento em tempo real, serviço já disponível na central da Guarda Patrimonial. A companhia de trânsito se comprometeu ainda a melhorar a iluminação nos terminais, outra grande reclamação da população.

Durante a reunião foi discutida também a possibilidade de incluir espaços próprios para a Guarda e para a Polícia ao lado dos terminais que serão construídos através do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado).

O vereador Nei Haveroth (PSL) considerou bastante produtiva a reunião, possibilitando que ações estratégias e conjuntas sejam tomadas para melhorar o acesso da população aos terminais e garantir segurança aos usuários tanto nos terminais quanto dentro dos veículos.

Assessoria de Imprensa/CMC