Em pronunciamento na manhã de hoje (28) na tribuna da Câmara, o vereador Romulo Quintino, presidente da CPI do Cisop, disse que investigar as atividades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná “é uma resposta à revolta dos usuários do sistema público de saúde submetidos à espera de até dois anos para serem atendidos”.
Para o vereador ficou claro desde o início que ele e seus companheiros de CPI – Jaime Vasatta e Jorge Bocasanta – iriam mexer com os interesses de poderosos, incluindo médicos, servidores, administradores e grandes clinicas.
Romulo comentou que o Consórcio começou a ditar o tom da CPI desde o início, quando tentou impedir e depois atrapalhar as investigações, “sonegando informações e alegando que precisaríamos marcar horário para visitar o órgão”.
A CPI recebeu muitas denúncias pelos canais abertos com a comunidade e seus membros foram de madrugada acompanhar o atendimento, confirmando o descaso com a população. Apesar das denúncias, sempre agiu com equilíbrio e parcimônia. “Aí vieram algumas constatações, como a aquisição de livros de Direito para uso de uma estagiária que é sobrinha do presidente do Cisop, Darci Tirelli”.
Outros problemas foram os equipamentos avaliados em mais de R$ 300 mil, adquiridos em 2013 e até hoje encaixotados, fora de uso, enquanto o Cisop continua pagando clínicas particulares para fazer o serviço qe poderia estar sendo prestado com o material que é mantido fora de uso.
Romulo falou também das relações suspeitas do Cisop com empresas fornecedoras de medicamentos, caso da Fernamed, cujo proprietário chegou a ser preso em ação desenvolvida pelo Gaeco, juntamente com o prefeito e servidores da Prefeitura de Ibema, incluindo acordo e pagamento de contratos que ainda estavam em fase de discussão judicial.
AMEAÇAS
Na semana passada, o trabalho da CPI ganhou novos contornos em razão de ameaças via SMS enviadas aos seus integrantes, o que está sendo alvo de investigação por parte da Polícia Civil. Mesmo após o Boletim de Ocorrência que registrado na Polícia na última sexta-feira, novas ameaças foram recebidas pelos vereadores durante este final de semana. “Continuaremos nosso trabalho até o fim, apesar do risco que nós e nossas famílias estamos correndo”, afirmou Romulo.
O presidente da Câmara, Gugu Bueno disse ter recebido com preocupação as ameaças, que – segundo ele – atentam não apenas contra os vereadores, mas atingem o Poder Legislativo como um todo. “Temos uma missão outorgada pelo povo de Cascavel e os membros da CPI precisam saber que não estão e nunca estarão sozinhos na tarefa de investigar o Cisop, pois esta é uma missão que nasceu da indignação popular”, salientou Gugu Bueno.
(Assessoria/CMC)