O vereador Jaime Vasatta (PTN) um dos autores do requerimento aprovado na Câmara em favor de que Cascavel ofereça condições para a produção da substância fosfoetanolamina sintética, apontada como eficiente instrumento de combate ao câncer, comemora a adesão do empresário Assis Gurgacz ao projeto.
“Isso significa apoio de alguém que já fez muito por Cascavel, que gera milhares de empregos e difunde o conhecimento através da FAG e que agora arregaça as mangas e se integra a este projeto, uma esperança de cura para milhões de brasileiros portadores da doença e seus familiares”, acrescenta Vasatta.
O vereador lembra que desde a instalação da CPI da Saúde, ano passado na Câmara, o setor vem motivando intensos debates, sempre buscando a melhoria dos serviços prestados à população. Recentemente, a vinda a Cascavel da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), da Frente Parlamentar de Saúde, evidenciou ainda mais a posição de vanguarda do município na área de saúde pública.
O envolvimento da FAG e da Fundetec com o grupo de pesquisadores responsáveis pela fosfoetanolamina sintética pode fazer de Cascavel o polo brasileiro na produção da substância. Jaime Vasatta esteve sábado passado na cidade paulista de Bauru, juntamente com Assis Gurgacz e os vereadores João Paulo e Gugu Bueno.
ESPERANÇA
Uma conversa com o cientista e pesquisador Marcos Vinícius de Almeida ampliou a expectativa de que a substância desenvolvida pelos estudiosos brasileiros traga uma nova esperança de e alento no sentido de minimizar o sofrimento dos pacientes de câncer.
O vereador Jaime Vasatta faz uma convocação aos cascavelenses e a todos os brasileiros: “juntem-se as nós, vamos manter vivas as esperanças, a fosfoetanolamina é um composto criado por brasileiros e que pode revolucionar o tratamento do câncer em nível mundial”.
(Assessoria de Imprensa/CMC)