A corrupção, sobretudo no Brasil, provoca consequências tão devastadoras na área da saúde, educação, esporte, infraestrutura, saneamento e outros setores que a sociedade parece estar abrindo os olhos e atuando coletivamente para criar mecanismos de combate contra este mal.
Exemplo disso é a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” lançada nesta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores de Cascavel pela JCI (Câmara Junior Internacional), que terá como instrumento de reflexão e debates o concurso de oratória destinado a alunos matriculados no 8º e 9º ano de escolas da rede estadual de ensino.
Tratar sobre o tema corrupção já foi tabu à sociedade. Sempre foram raros os entusiastas que levantavam bandeiras contra essa nociva prática que enriquece ilicitamente poucos e prejudica a muitos. Agora, o tema ganha uma voz que ecoará o repúdio à prática do crime em um concurso nacional, que terá etapas locais e regionais, selecionando os melhores trabalhos para participar da final do prêmio. A etapa regional será realizada em julho, em Cascavel, e a etapa nacional em novembro, no Rio de Janeiro.
De acordo com o presidente da JCI Cascavel, Alexandre Aguilar Nunes, “o concurso desse ano tem como objetivo provocar nas pessoas envolvidas uma reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo em relação aos problemas causados devido à corrupção. Também estamos estimulando jovens a praticar a comunicação e formarem uma opinião própria”.
Presente dentre as autoridades, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Pacheco (PPL) relembrou um discurso contra a corrupção que fez recentemente e destacou que “eu tenho a esperança que em 20 anos possamos afirmar que vivemos um cenário diferente. Esse desejo não se concretizará em curto prazo, é uma luta diária e iniciativas como está se somam a tantas outras contra esse maldito crime”.
O lançamento do projeto contou com palestra da promotora Andréa Simone Frias, sobre o tema corrupção, com a presença de professores, estudantes, do chefe do Núcleo Regional de Educação, Vander Piaia, além dos vereadores Rui Capelão (MD), Vanderlei do Conselho (PSC) e Walmir Servegnini (PSD).
Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa CMC
LEGENDA:
Lançamento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Cascavel
FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br