O vereador Laércio de Oliveira (PT) tem sido alcançado por diversos questionamentos de familiares de estudantes da Escola do Campo Aquiles Bilibio, preocupados com o difícil e perigoso acesso à unidade devido às obras de duplicação na BR-277, entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal e a Ferroeste. De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um retorno em nível será instalado em frente à instituição, o que motivou uma escavação, a menos de dois metros da escola.
A situação tem oferecido riscos e insegurança para a comunidade escolar, visto que em razão das obras no local, somada às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, contribuíram para que aparecesse rachaduras nos arredores do muro, sendo que há uma grande preocupação de que o mesmo possa ceder a qualquer momento. Segundo o apurado, há previsão de adequação na entrada da unidade, mas pode levar meses para ficar pronta, considerando que foi solicitado um aditivo no contrato para realizar a reconstrução do muro. Além disso, as obras de duplicação estão atrasadas, com menos de 65% do projeto executado.
Para a presidente da Associação de Pais, Professores e Servidores (APPS), Jaqueline Scheffel Gusso, é urgente que a situação seja resolvida. "A obra está no portão da escola, por isso o acesso das crianças à unidade teve que ser desviado. De qualquer forma, está muito perigoso. Se uma criança chegar a cair onde foi realizada a escavação, tem mais de um metro de profundidade", afirma.
Por essa razão, o parlamentar fez o protocolo de ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) questionando: quanto falta para que a obra seja totalmente concluída; qual a justificativa para que as obras estejam paralisadas há mais de um mês; quais providências estão sendo tomadas para garantir a segurança da comunidade escolar e também priorizar a conclusão das obras; qual o prazo para conclusão das obras e quais medidas estão sendo ou serão tomadas para que haja a alteração da entrada de acesso da unidade escolar, bem como qual o prazo para que a adequação seja feita. O vereador também protocolou um ofício ao prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), questionando se o Poder Executivo tem conhecimento dos problemas ocasionados à comunidade e quais ações estão sendo tomadas pelo governo municipal referente a essa situação.
Assessoria do Vereador Laércio de Oliveira/CMC