Dois requerimentos propostos pelos vereadores serão encaminhados nesta semana ao Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, solicitando informações e pedindo providências para melhorar o sistema prisional em Cascavel.
Pelo requerimento 481/2017, assinado pela totalidade dos vereadores, a Câmara solicita informações a respeito do início da construção das obras da Delegacia Cidadã, anunciada para 2018, no terreno do antigo Colégio Washington Luiz.
“Já é de conhecimento púbico que o governador iniciou as tratativas junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública para dar início a esse projeto”, explicam os vereadores. A Câmara entende que essa delegacia pode trazer um sistema mais humanizado para os detentos e diminuir o risco para toda a população.
Já o Requerimento 491/2017, proposto pelos vereadores Paulo Porto e Fernando Hallberg, solicita que o governo estadual providencie a contratação dos agentes penitenciários aprovados em concurso público e aguardando chamada urgentemente e, se necessário, para atender minimamente as condições de segurança e de trabalho, promova a realização de novo concurso, até que o número de agentes atuando nas Unidades Prisionais Estaduais seja adequado ao número de detentos. Segundo dados do sindicato dos agentes, faltam hoje aproxidamente 1600 agentes para as penitenciárias do Estado.
“O número atual de agentes não garante segurança para os servidores do Sistema Prisional em Cascavel ou qualquer Unidade do Estado, não é seguro para a população, que convive com a insegurança das rebeliões e, principalmente, não atende as condições dignas de trabalho dos servidores e de direitos humanos de servidores e detentos”, defendem Porto e Hallberg.
Assessoria de Imprensa/CMC