A Câmara Municipal iniciou em 2025 um processo de recuperação da estrutura física do prédio do Legislativo e também de atualização dos equipamentos utilizados em diversos serviços, com o fim de atender melhor a população e garantir segurança e boas condições de trabalho aos servidores.
Por determinação da Presidência, com aval da Mesa Diretora, os diversos departamentos da Câmara fizeram um levantamento das demandas já existentes, além do atendimento às situações prioritárias e urgentes, como o reparo da porta automática de acesso, a manutenção das cortinas persianas dos gabinetes, compra de equipamentos para a comunicação e serviços corretivos e preventivos nas instalações elétricas e civis do prédio.
No caso do reparo da porta automática que dá acesso ao prédio, a primeira ação foi acionar o seguro, que, no entanto, não aceitou fazer o pagamento à empresa especializada no serviço. Sem possibilidade de resolver por esta via, a Casa abriu um processo de licitação, que está em andamento.
No caso da instalação de portas que fazem a separação interna dos gabinetes, a primeira empresa contratada não entregou os produtos e está respondendo à processo administrativo. No segundo processo de compras, a empresa ofereceu as portas por valor considerado abusivo e por isso, a presidência pediu a abertura de um novo processo licitatório. “É importante lembrar que o processo de compra no setor público é completamente diferente da iniciativa privada. Precisamos fazer uma justificativa, análise de preço, comparação de mercado, abertura do processo de licitação e tudo isso precisa ser feito com a maior lisura e eficiência”, explica o presidente Tiago Almeida (Republicanos).
Além disso, já está em andamento o processo de licitação para contratar empresa especializada nos serviços de manutenção nas instalações. A Mesa Diretora também ampliou parceria com a Unioeste para resolver outros problemas estruturais, como uma reforma completa dos banheiros, implantação de projeto de acessibilidade para atender demanda apontada por entidades que representam as pessoas com deficiência, reforma do plenário com substituição do piso e diminuição da rampa, instalação de piso vinílico, readequação de cadeiras do público e acessibilidade ao plenário.
Ainda na parte de manutenção física, estão em andamento processos de aquisição de móveis para escritório, equipamentos de jardinagem para garantir a segurança dos trabalhadores, ampliação de alcance de rede wi-fi, higienização de cadeiras, peças para o elevador, além da manutenção do alarme de incêndio.
Equipamentos defasados
Ao desempenharem as tarefas do Poder Legislativo Municipal, os servidores enfrentam o desafio de lidar com um conjunto de equipamentos e materiais obsoletos, há muitos anos em uso e defasados em relação às demandas atuais. Há casos emblemáticos, como o da câmera fotográfica usada diariamente no registro das sessões e demais atividades, que já ultrapassou sua vida útil em mais de 100%, ou seja, já foi disparada mais do que o dobro de vezes recomendadas pelo fabricante.
A área de comunicação é uma das mais afetadas e está realizando processos de licitação ao longo do ano. Em julho, durante o recesso, as câmeras robóticas do Plenário, que transmitem as sessões, passaram pela primeira manutenção preventiva desde que foram adquiridas em 2019. Até o final do ano, estão sendo adquiridos novos equipamentos como câmera fotográfica e acessórios, computadores e sistemas de armazenamento, além da troca do antigo sistema de gravação de vídeo por câmera tipo “camcorder”, que é cara e obsoleta, por smartphone, que é ágil, atualizável e mais barato. Novas licenças de software para edição de vídeo, áudio e imagens, além de atualização de aplicativos para transmissão e produção de conteúdo institucional, também estão sendo adquiridas, qualificando ainda mais a comunicação com a sociedade.
No setor de tecnologia, foi iniciado um processo de renovação de equipamentos de informática para toda a Câmara, com a aquisição de novos computadores, periféricos e nobreaks, fundamentais para garantir a continuidade do trabalho mesmo em casos de queda de energia. Também estão em curso estudos para a substituição ou terceirização das impressoras, buscando mais eficiência e redução de custos. Outro processo que deve ser aberto ainda esta semana é o da substituição da cobertura de policarbonato no saguão, que está em más condições e apresenta goteiras.
Por fim, a Diretoria Administrativa está realizando estudos para planejar a reforma da cobertura externa da Câmara, que apresenta constantes quedas de pastilhas, bem como a correção de infiltrações pelos vidros que atingem gabinetes e salas de trabalho, infiltrações nas marquises e manutenção da caixa d’água.
Assessoria de Imprensa/CMC