A Câmara entregou nesta segunda-feira (08) dois requerimentos de votos de louvor e congratulações a policiais da PM cascavelense. No Requerimento 32/2017, o vereador Madril (PMB) homenageou os policiais militares Marcos Roberto Capelesso, Anderson Avelino Pelegrini, Milton Junio dos Santos Almeida, Rafael Ribeiro Alves, Fabiano Acosta Betim, Dirceu Eichstaedt, Brian Vacari, Jean Roberto Capistrano Ferreira e Maicon Miguel da Silva, por estarem entre os 30 policiais que mais prisões e apreensões realizaram no Paraná no ano de 2016.
“Os policiais homenageados, todos lotados no 6º BPM de Cascavel, estão entre os mais eficientes, considerados entre Policiais Militares, Policiais Rodoviários, Policiais Ambientais, Policiais Civis e até Bombeiros”, explicou Madril.
O Paraná possui em seu quadro 20.510 policiais e bombeiros, segundo o Meta4, sistema gerenciador de Recursos Humanos do Paraná, e apresenta uma defasagem em cerca de 4.564 policiais e bombeiros. Deste total, pelo menos quatro cascavelenses estão entre os 10 mais eficientes. O major Rubens Garcez, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar afirmou “ser um orgulho liderar estes policiais, competentes no exercício da profissão e também fora dele, arriscando suas vidas e defendendo a população”.
A Mesa Diretora surpreendeu o público presente e também aos policiais ao entregar uma homenagem que reconhece o esforço de trabalho do hoje vereador Policial Madril, que obteve a primeira colocação no ranking do estado, com 441 prisões em apenas um ano e 171 apreensões de drogas e atendendo a 277 ocorrências atendidas.
Homenagem ao Policial Pelegrini
Outro momento importante da sessão foi a entrega de votos e congratulações aos policiais militares Jorge Eduardo Branco Zambiazi, Kelvim Crystian Locks da Rocha e policiais civis Sandro Lemanski da Silva, Paulo Sérgio Mota, André Luiz Romera, Fabrício André Janke e Nivaldo Teixeira de Lima, em virtude do trabalho de elucidação do crime que vitimou fatalmente o soldado Anderson Avelino Pelegrini. Os pais do policial, André Luiz Pelegrini e Ivanilde Pelegrini, também acompanharam a entrega dos certificados e foram homenageados.
Madril relembrou que “no dia 20 de janeiro de 2017, indivíduos armados e na posse de veículo roubado, tentaram roubar uma loja de bebidas na Rua General Osório, no Bairro Parque São Paulo, entretanto, ao avistar o Policial Pelegrini, que teve sua arma subtraída, entrou em luta corporal com dois bandidos que o alvejaram fatalmente, tendo estes fugido com o veículo recém-roubado”.
Em seguida, com auxílio de informações do vereador Madril, vários policiais passaram a atuar no caso com objetivo de identificar e prender os criminosos, havendo engajamento das várias unidades de Polícia (Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Agentes Penitenciários). Foram várias as diligências buscando os autores do crime, que percorreram várias cidades fugindo da justiça até serem encontrados na cidade de Foz do Iguaçu.
“A polícia deve se guiar pelo princípio máximo da dignidade humana e que valha para todos, inclusive para os próprios policiais, que devem ser respeitados em suas particularidades, bem remunerados e reconhecidos pelo seu desgastante trabalho diário”, salientou o soldado Maicon Medeiros, que usou a tribuna para representar os policiais.
Para Madril, autor das homenagens, “é preciso que cada legislador reconheça o trabalho dos profissionais que representa, sejam eles policiais, professores, ou qualquer outra classe em menos evidência e que se dedique ao bem comum da sociedade”.
Assessoria de Imprensa/CMC