Em decorrência da Audiência Coletiva de Lideranças, realizada no último sábado (24) no salão comunitário, por iniciativa do vereador Carlinhos Oliveira (PSC) visando apresentar às lideranças do Bairro Floresta iniciativas e conquistas no primeiro ano de mandato (2017), bem como, ouvir as lideranças sobre as demandas coletivas principais do grande Floresta, um dos temas que mais gerou preocupação, foi a situação da saúde básica devido a situação da estrutura da Unidade Básica de Saúde – UBS.
O fato gerou preocupação do vereador que, durante a reunião conseguiu dialogar com o Secretário de Saúde, Rubens Griep e este, prontificou-se a nova reunião, três dias após. Na noite de terça-feira (27), o diretor de Gestão Estratégica da pasta, Claudio Evaristo Cesar esteve no encontro de lideranças representando a secretaria e manifestou as dificuldades de construção de uma nova unidade no mesmo local devido o fato do terreno ser do Estado; demandar demolição e até locação temporária de um espaço provisório e ainda, não dispor de recursos federais para construção de UBS.
O diretor e o vereador Carlinhos apresentaram a alternativa do Bairro Floresta receber uma Unidade de Saúde da Família - USF modelo, a maior de Cascavel, com quatro equipes, já existindo recursos disponíveis, via emenda parlamentar (R$ 1.071.000,00 milhão) do deputado Hermes “Frangão” Parcianello. Segundo Claudinho, as USF são as novas alternativas dos moradores, totalmente subsidiadas pelo Governo Federal e ainda o fato do entorno do bairro Floresta estar em breve atendido com unidades no Los Angeles, Riviera e Tarumã, atendendo a demanda desta região.
FLORESTA APROVA A PROPOSTA
Após os debates, pedidos de informação, o Vereador Carlinhos Oliveira encaminhou a proposta para votação, sendo aprovada por consenso dos líderes presentes. Segundo o vereador, com os recursos já disponíveis e projetos adiantados para que a obra seja edificada no bairro Sanga Funda, antiga área prevista para a Upa Sanga Funda. Acredita-se que a mesma será licitada ainda este ano e aumentará a estrutura de atendimento da saúde básica com quatro equipes.
O vereador ressalta ainda que atendendo encaminhamento dos moradores, buscará junto ao Estado obter a posse do terreno que abriga a atual UBS (propriedade da Cohapar); se empenhará na manutenção da UBS ou outra estrutura maior para a demanda da região, avaliando posteriormente o que mais a população precisa. Outra novidade da reunião foi a decisão do Bairro Floresta formar o Conselho Local de Saúde, que não existe, para continuar debatendo a problemática local. A primeira reunião está marcada para 13 de março, às 19 horas, no Auditório do Irani.
Assessoria do vereador Carlinhos Oliveira
{gallery}Florestaaudiencia:::0:0{/gallery}