Notícias

Lideranças voltam a reivindicar novo colégio em Sede Alvorada

A construção de um novo espaço para os alunos dos ensinos fundamental e médio do distrito administrativo de Sede Alvorada voltou a ser amplamente debatida na manhã desta terça-feira (17). O presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Marcos Sotille Damaceno (PDT) esteve na localidade acompanhado do secretário de Educação, Valdecir Nath, para uma vistoria do colégio Arthur Oscar Mombach, cuja estrutura está comprovadamente deteriorada e defasada para abrigar os quase 330 estudantes. Além disso, o educandário enfrenta o problema da chamada administração mista, sendo que 186 alunos são do ensino médio (estadual) e 140 do ensino fundamental (municipal).
Vereador, secretário de educação e diretores constataram problemas de falta de espaço e estruturais, como janelas enferrujadas, rede elétrica precária, tacos soltos nas salas de aula e até mesmo a utilização de uma casa de madeira anexa como local de estudo. “O saguão do colégio teve que ser adaptado para ser utilizado como sala de aula”, frisou o vereador Marcos Damaceno.
A discussão sobre a necessidade de um novo local no distrito se arrasta desde 2009. O Município tomou as providências necessárias para que a obra pudesse ser edificada com a aquisição de um terreno de mais de 8 mil metros quadrados, localizado ao lado do atual colégio e obteve do então governador Roberto Requião o comprometimento verbal de que os recursos, da ordem de R$ 2 milhões, seriam liberados. Mas, nesse período, duas transições no governo estadual atrapalharam a concretização do compromisso. “Agora nós temos que reavaliar os custos da obra e tentar negociar a liberação com o atual governador”, explicou o secretário Valdecir Nath, que estará na próxima semana em Curitiba para uma audiência com o secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns. “Vou acompanhar o secretário nessa audiência e apresentar um dossiê sobre a situação do colégio”, adiantou Damaceno.

Colgio_Sede_Alvorada_II

LEGENDA
Damaceno, Nath, diretores do colégio e sub-prefeito de Sede Alvorada em frente ao terreno já adquirido para construção do novo colégio

CRÉDITO
Ass. Imp.