A Câmara de Cascavel aprovou nesta terça-feira (28), a Moção de Apoio 09/2023 ao Projeto de Lei nº 247 /2023, de autoria do Deputado Federal Capitão Augusto (PL-SP), que estabelece direito a adicional de insalubridade e de periculosidade aos policiais e bombeiros militares. A moção é de autoria do vereador Policial Madril (PSC) e recebeu apoio da totalidade dos vereadores e vereadoras.
O documento será encaminhado ao deputado federal autor da proposta e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A segurança Pública é, sem dúvida, um dos setores mais importantes da sociedade civil organizada. “No entanto, seus agentes, em especial os policiais militares que desempenham trabalho ostensivo e preventivo pelas ruas do Estado e de todo país, e os bombeiros militares que atuam na defesa civil, atividades de alto risco e em condições insalubres, não são contemplados com adicionais decorrente destas atividades”, esclarece o vereador Policial Madril.
Para ele, o reconhecimento de que a atividade exercida por estes profissionais da segurança pública é perigosa e insalubre e o direito à percepção de compensação financeira em razão disso, se mostra correta e justa. “É de conhecimento público que o cotidiano destes agentes de segurança, dado o nível de estresse da atividade, reflete diretamente em sua saúde física e psíquica”. Ainda que os adicionais não eliminem o impacto da realização de trabalhos perigosos e insalubres, certamente minimizará as consequências do risco a que são expostos diariamente.
Assessoria de Imprensa/CMC