Notícias

Mais Médicos: Porto cobra adesão da Prefeitura de Cascavel

Cascavel (08 de novembro) - Na mesma semana em que mais 215 médicos cubanos chegaram ao Brasil para atuar na segunda etapa do Mais Médicos e quando o apoio ao programa por parte da população atinge a marca de 84,3%, segundo pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), o vereador Paulo Porto (PCdoB) enviou ofício ao prefeito Edgar Bueno (PDT) solicitando esclarecimentos sobre a não adesão de Cascavel ao programa do Ministério da Saúde.

O documento questiona se o município buscou participar do programa e, caso tenha sido feita a inscrição, o vereador requer a apresentação da cópia do comprovante. Já no caso de não ter sido feita a inscrição, Porto solicita o encaminhamento da justificativa. "Estamos buscando uma posição oficial da Prefeitura de Cascavel, pois há muitas informações desencontradas sobre os motivos que levaram o município a não aderir ao programa do governo federal", justifica.

O vereador do PCdoB entende como fundamental a participação de Cascavel no programa e espera que o município se inscreva para a próxima etapa. O edital da terceira etapa do Mais Médicos está programado para ser publicado em dezembro. Novas seleções serão abertas em 2014, segundo o Ministério da Saúde.

No último período de sessões da Câmara de Cascavel, o Mais Médicos motivou debate entre os vereadores. "Até mesmo nesta Casa de Leis, onde muitos há algumas semanas se manifestavam contra o Mais Médicos, até mesmo se dirigindo aos cubanos como "escravos", hoje já reveem suas posições e admitem a importância do programa", destacou Porto.

No Paraná, 286 municípios buscaram adesão ao programa e até o momento 30 foram atendidos. Ao todo são 136 profissionais atuando no Mais Médicos no Estado, sendo 57 deles cubanos, 42 de outros países e 37 brasileiros. A previsão é que mais 400 médicos sejam recebidos no Paraná até março de 2014, segundo a coordenação estadual do programa.

Na região Oeste, as cidades atendidas foram Foz do Iguaçu (com 13 médicos), São Miguel do Iguaçu (7), Guaíra (6), Marechal Cândido Rondon (4) e Santa Helena (2). "Cidades do porte de Maringá e Foz do Iguaçu receberam profissionais, nosso mandato entende que Cascavel também deve se inscrever, pois o programa é fundamental para medicina preventiva. A vinda de médicos estrangeiros vem para fortalecer o sistema público de saúde".

Conforme dados divulgados na última terça-feira (05/11) pelo Ministério da Saúde, 3.664 profissionais participam atualmente do programa, sendo 819 brasileiros e 2.845 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo à população de 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria no Norte e Nordeste do país. "O Mais Médicos, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, são programas sociais de altíssimo alcance junto à população mais carente", conclui Porto.

Julio Carignano/Assessoria Paulo Porto

10695059914 51be9a2038 o
Legenda: Porto: “É um programa de altíssimo alcance junto à população carente”
Foto: Flávio Ulsenheimer/Assessoria Câmara