Notícias

Marcio Pacheco faz críticas à presidência da Cettrans e diz que falta bom senso e respeito

O presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL) fez duras críticas – na sessão desta terça-feira (16) – a Paulo Gorski, presidente da Cettrans (Companhia de Entenharia de Transporte e Trânsito). Recentemente, requerimentos do parlamentar solicitando adequações em sinalizações, receberam respostas que não apresentaram soluções às demandas.

Pacheco levantou questões sobre os critérios que levaram o prefeito Edgar Bueno (PDT) a nomear Gorski à função, deixando a avaliação sobre competências ou condição política por conta dos que ouviam seu discurso, mas enfatizou características que são indispensáveis para a permanência no serviço público. “Duas que eu julgo necessárias e importantes chamam-se respeito e bom senso. Essas duas características eu sou obrigado a vir nessa tribuna e dizer que eu não consigo perceber no senhor Paulo Gorski”, criticou Pacheco.

Em relação ao respeito, Marcio Pacheco explicou que tem atendido todas as solicitações do Executivo nos trâmites legislativos sobre anteprojetos do Paço para garantir governabilidade, no entanto, o mesmo não ocorre quando as solicitações são do Legislativo para o Executivo.

Já sobre o bom senso, o presidente da Câmara apontou que as respostas da Cettrans – alegando necessidade de estudo técnico – não condizem com a fácil constatação de problemas nas sinalizações dos locais indicados. Pacheco pediu a retirada de um semáforo ‘inservível’ da rua Jacarezinho com a Althemar Dutra e a instalação do mesmo na esquina das ruas Vinícius de Morais com Agostinho dos Santos, onde a demanda de tráfego requer a intercessão por sistema semafórico.

Além desses, outros dois pontos com problemas de sinalização foram mostrados em vídeo durante a explicação de Pacheco. Num dos casos uma via apresenta proibição de estacionamento dos dois lados da rua, levando os motoristas a estacionar sobre calçadas. Também há a rua São Gabriel que foi transformada em mão única, no entanto os moradores não se adaptaram à nova medida e continuam trafegando nos dois sentidos.

trans

Legenda:

1. Semáforo em local sem cruzamento. 2. Via com necessidade de semáforo. 3. Proibição de estacionamento nos dois lados da via. 4. Placa proibindo trânsito nos dois sentidos.