O vereador Pedro Martendal (PSDB) registrou a passagem do Dia do Advogado, lembrando que esse profissional “é a voz constitucional do cidadão”. Martendal, advogado militante, frisou que a data tem sido comemorada há 188 anos e em nome da Câmara saudou todos os profissionais do Direito. Ele nominou os advogados Juliano Murbach (Presidente da OAB Cascavel), Gugu Bueno (presidente da Câmara) e Giuliano Salvi (Procurador Jurídico do Legislativo).
A escolha dessa data refere-se ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – que foi transferida para a cidade de Recife em 1854.
Ao contrário de outros países da América Latina, que, desde o seu primeiro século de colonização, tiveram a instalação de universidades em seus territórios, o Brasil, até a fase do Império, não havia recebido nenhuma instalação de instituição educacional oficial.
Com exceção do sistema de ensino levado a cabo pelos jesuítas, as primeiras faculdades propriamente ditas a serem construídas no Brasil foram as de São Paulo e Olinda, cinco anos após a Independência do país.
(Assessoria de Imprensa/CMC)