Notícias

Médico e professor Dilson Fronza tem carreira reconhecida pela Câmara

Proposta pela Comissão de Saúde e Assistência Social do Legislativo, o voto de louvor e congratulações ao doutor Dilson Fronza foi entregue nesta terça-feira (20). Os vereadores Roberto Parra (PMDB), Policial Madril (PMB) e Jorge Bocasanta (PROS) destacaram a carreira profissional e acadêmica do médico e sua dedicação à saúde pública.

Em consonância com seu currículo, Dilson enalteceu em seu discurso o exército de servidores públicos que integra o quadro da prefeitura e que garante, com seu esforço diário, o atendimento a milhares de pessoas. “Não vejo que fiz mais do que minha obrigação como profissional e posso dizer que fui bem remunerado nestes anos todos”, afirmou.

Dilson Fronza é natural de Tucunduva/RS, nascido 1970, filho de pais agricultores, Dometilda Busanello Fronza e Lodovico Fronza. Chegou a Cascavel no ano de 2005 e realizou o concurso na Prefeitura Municipal de Cascavel, onde é colaborador na Secretaria Municipal de Saúde até hoje. Dilson estudou o ensino fundamental e médio em escola pública e graduou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 1994. É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos desde 1996 pela Universidade Federal de Viçosa, e médico desde 2002 pela Universidade Federal de Santa Maria. Ao concluir a graduação iniciou seus trabalhos como médico da Estratégia da Saúde da Família na Cidade de Porto Mauá - RS, onde permaneceu até o ano de 2005.

Em 2007 realizou prova de título para Especialista em Medicina de Família e Comunidade - SBMFC, e no ano de 2009 concluiu Especialização em Atenção Primária em Reumatologia (Primary Care Rheumatology) pela Bath University - Inglaterra. No ano de 2011 concluiu especialidade em Dermatologia pela Cardiff University - País de Gales. Em 2012 concluiu pós-graduação em Governança de TI pelo SENAC de Curitiba e no ano de 2013 fez Especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Recursos Humanos pela FETREMIS, e em 2015 concluiu as especializações em Administração Pública pela UNICESUMAR e o MBA em Gestão de pessoas.

Em 2016 concluiu especialização em Auditoria e Controladoria e em 2017 concluiu MBA em Gestão Empresarial, ambos pela Unicesumar. Atualmente é estudante de Pós-graduação em Antropologia pela faculdade UNIPROMINAS e professor de Epidemiologia Clínica, Farmacologia Clínica e Internato em Saúde Pública do Curso de Medicina da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) - PR.

Esteve sempre lotado junto a Secretada de Saúde de Cascavel e atuou como médico de Família e Comunidade na Unidade de Saúde da Família São Francisco de 2005 a 2015 e atualmente atua na Unidade de Saúde da Família Lago Azul. Importante frisar que o Dr. Dilson Fronza sempre participou ativamente de campanhas de saúde realizadas pela Secretaria de Saúde quando convidado, há um ano exerce 20 horas da função de médico na UPA Pediatria da Unidade de Pronto Atendimento Tancredo Neves.

Assessoria de Imprensa/CMC