​Médico Marcos Antonio Tomasetto agora é cidadão honorário de Cascavel

A Câmara de Cascavel entregou na última terça-feira (12), o Título de Cidadão Honorário de Cascavel ao Doutor Marcos Antonio Tomasetto. A honraria foi proposta pelos vereadores Edson Souza e Policial Madril.

Tomasetto completou 28 anos como servidor público no município de Cascavel e atualmente realiza atendimentos na Unidade Básica de Saúde Los Angeles, estando Iotado na unidade desde sua inauguração. Também responde pela coordenação da Obstetrícia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, repassando todo seu conhecimento aos profissionais em formação da prática de obstetrícia do HUOP.

“O doutor Marcos é pessoa que eleva e enobrece o nome de Cascavel, em especial pelo brilhante trabalho desenvolvido junto a saúde pública da nossa região e por isso, é uma honra para nós que ele passe a ser um cidadão horário do nosso município”, destacou Madril. O vereador Edson Souza lembrou que Marcos realizou mais de 22 mil partos só em Cascavel e que sua trajetória, além de contar com um currículo invejável, é marcada pelo afeto e pelo reconhecimento de milhares de pacientes.

“Só pude fazer tudo que fiz na vida e atender as pessoas sem cobrar e brigar pela saúde pública de Cascavel e região porque tive muito suporte da minha família, de todos os profissionais da UBS do Los Angeles, do Hospital Universitário e do meu consultório”, enalteceu o homenageado.

Além da família, amigos e colegas, a cerimônia contou com a presença de Alécio Espínola, presidente da Câmara de Cascavel, Edgar Bueno, ex-prefeito de Cascavel, Sérgio Nascimento Pereira, diretor clínico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Sara Priscila Carvalho Treccossi, diretora de enfermagem do HUOP, José de Jesus Lopes Viegas, médico obstetra, Marcelo Pontual, coordenador da residência médica de obstetrícia do HUOP, Jorge Bocasanta, médico ginecologista e obstetra, Miguel Farah Filho, médico anestesista, Luiz Augusto Militão, médico oncologista, José Fernando Carvalho Martins, cardiologista, Will Picolli, presidente do diretório Municipal do MDB, Walter Parzianello, membro do diretório do MDB, Hivonete Piccoli, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Zulnei Bordin, diretora do Hospital Bom Jesus, de Toledo, e dos vereadores Cidão da Telepar e Josué de Souza.

Conheça a história do Dr. Marcos

Marcos Antônio Tomasetto é natural de Medianeira/PR, nascido em 1964, é o segundo filho de Adair e Nayr Tomasetto. Ao iniciar os estudos no segundo grau foi estudar em Curitiba, no ano de 1985. Iniciou o curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, formando-se em 1990. Graduou-se médico e especializou-se em ginecologia e obstetrícia.

Desde que fixou residência em Cascavel no ano de 1993, começou a trabalhar como médico plantonista no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, onde com seu colega Dr. Adarcino de Amorim reabriu o serviço de ginecologia e obstetrícia que estava fechado.

Assumiu a função de coordenador do Centro Obstétrico do Hospital Regional de Cascavel de 1995 a 1998. Já atuou como plantonista de ginecologia e obstetrícia no Hospital Policlínica de Cascavel e no mesmo hospital foi coordenador de obstetrícia de 1993 a 1994.

Dada a vasta experiência, já atuou como diretor da 10ª Regional de Saúde, por dois períodos, de 2001 a 2003 e de 2007 a 2010.

Ao mesmo tempo em que era responsável por atendimentos em hospitais e gestor de saúde, Marcos seguia trabalhando na rede municipal de saúde. No ano de 2023, completou 28 anos como servidor público no município de Cascavel. Atualmente realiza atendimentos na Unidade Básica de Saúde Los Angeles, estando lotado na unidade desde a inauguração. Antes disso, atendia na Unidade de Saúde do Bairro Santa Cruz.

Marcos também responde pela coordenação da Obstetrícia do HUOP, repassando todo seu conhecimento aos profissionais em formação da prática de obstetrícia do hospital.

Em 2020, o doutor Marcos recebeu uma solicitação muito importante da 10ª Regional de Saúde: precisava organizar a criação e implantação de protocolos e fluxos locais/regionais para atenção às mulheres com direto ao abortamento previsto em lei, em conformidade com a legislação vigente e com a linha de cuidado para atenção à saúde das pessoas em situação de violência. Finalizado o protocolo em março de 2021, o primeiro atendimento foi realizado no dia 21 de abril de 2021. Atualmente o serviço é referência para a macrorregião Oeste neste procedimento de suma importância, pois os abortamentos inseguros são uma das principais causas de morte materna.