Notícias

Médicos fundadores da Gastroclínica recebem o título de Cidadão Honorário

Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira (03) no Plenário, a Câmara Municipal fez a entrega dos títulos de Cidadão Honorário aos três médicos fundadores da Gastroclínica, os doutores Tomaz Tanaka, Univaldo Sagae e Mauro Bonatto. O proponente das homenagens é o vereador Serginho Ribeiro (PSD).

Prestígio de amigos e familiares

A cerimônia foi presidida pelo próprio vereador Serginho Ribeiro, na qualidade de 1º vice-presidente da Casa. Além dele, compuseram a mesa de honra os vereadores Cidão da Telepar (Podemos), Josias de Souza (MDB) e Antonio Marcos (PSD).

Na mesa também estavam os homenageados e seus convidados especiais: dra. Aparecida Leny Di Cicco Souza, dr. Francisco Rocha de Souza e dr. Carlos Puppi Busetti Mori, convidados do dr. Mauro Bonatto, dra. Suemi Shimizu Saruhashi, sr. Assis Gurgacz, dr. Vítor Massaro Takamatsu Sagae (filho) e Dr. Flávio Takeda, convidados do dr. Univaldo Sagae, e sra. Míriam Fujimori Tanaka (esposa), sra. Olga Keiko Tanaka Shimada (irmã), dra. Cindy Tanaka (filha), convidados do dr. Tomaz Tanaka.

Na plateia, foi registrada a presença de amigos e familiares, além de médicos, profissionais e trabalhadores da Gastroclínica, também médicos do Hospital Genesis e Instituto da Visão, e representantes da Coopavel, Consystem, Marcon Advogados, Acic, Núcleo dos Ostomizados e o ex-prefeito Pedro Mufatto.

Pioneirismo em cirurgias por vídeo

Os três sócios realizaram em Cascavel, em 1991, a primeira cirurgia videolaparoscópica do interior do Paraná, apenas um dia depois da capital. A Gastroclínica havia sido fundada por eles apenas dois anos antes, em 1989, e se tornou ao longo do tempo uma referência em tecnologias como a videoendoscopia.

O dr. Tomaz Massayuki Tanaka, o primeiro homenageado, nascido em São Paulo, é cirurgião bariátrico, cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e residência em cirurgia geral e cirurgia torácica no Hospital das Clínicas da USP.

Chegou a Cascavel em 1983, a convite do colega de residência dr. Univaldo Sagae. Participou de marcos como o primeiro transplante renal do oeste do Paraná, em meados dos anos 80. Fez doutorado na Escola Paulista de Medicina e passou a atuar como docente nos cursos de medicina da Unioeste e FAG. Hoje é chefe do serviço de cirurgia bariátrica da Gastroclínica e vice-presidente da Acic.

Segundo homenageado da noite, o dr. Mauro Willemann Bonatto é médico gastroenterologista, cirurgião geral e endoscopista digestivo. Nascido em Curitiba, é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, com residência no Hospital de Clínicas da mesma instituição.

Foi convidado a assumir como cirurgião geral responsável no Hospital São Lucas, o que o trouxe a Cascavel em 1984. Além de fundar a Gastroclínica com os drs. Tomaz Tanaka e Univaldo Sagae, ele se destacou em jornadas médicas, na NetGastro na modalidade online e também foi o primeiro a pesquisar a presença da bactéria H. pylori no estômago. Ele também foi pioneiro na realização de endoscopia acompanhada por anestesiologista utilizando propofol em 1997, sendo um dos precursores dessa técnica para estômago e intestino.

Mestre pela UFPR e doutor pela PUC-PR, ele é professor na Unioeste e na FAG. Interessado na doença celíaca, ele fez doutorado sobre o tema. Seu incentivo à qualidade de vida levou a Gastroclínica a patrocinar diversas áreas e esportistas locais, como o canoísta Roberto Mahler, medalhista do Jogos Pan-Americanos.

Por fim, o dr. Univaldo Etsuo Sagae, natural de Rancho Alegre, norte do Paraná, trabalhou no campo em Minas Gerais até conseguir as condições para cursar medicina em São Paulo. Na Gastroclínica é diretor de estratégia e teve papel marcante na consolidação da instituição como referência internacional de atendimento humanizado, tecnologia e excelência clínica.

Ele é mestre pela USP e pós-graduado em Pesquisas e Práticas em Clínicas Médicas pela Universidade de Harvard, Massachussets, EUA. Foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia robótica no oeste do Paraná, em 2024. Também foi pioneiro no estudo e tratamento da endometriose intestinal, criando um curso teórico-prático itinerante que se tornou referência nacional e formou cirurgiões de todo o país. Dr. Sagae também fundou o Núcleo dos Ostomizados do Oeste do Paraná e idealizou e se tornou presidente do Instituto Medicina, Saúde e Nutrição (IMSN).

“São três guerreiros, que mostram a sua sensibilidade com os pacientes, com a medicina e, principalmente, que estão atuando há mais de 40 anos juntos. São os Três Mosqueteiros, porque essa dedicação e esse comprometimento não são para qualquer um”, afirmou o proponente Serginho Almeida ao se dirigir aos homenageados.

Assessoria de Imprensa/CMC