Notícias

Membros da CPI não encontram indícios de pedras da BR no Parque de Exposições

A denúncia de que pedras retiradas da BR 163 teriam sido desviadas da obra do Aeroporto para o Parque de Exposições de Cascavel não apresentou sustentação durante vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (6) pelos membros da CPI das Pedras (Comissão Parlamentar de Inquérito).

O funcionário de uma propriedade rural próximo da rodovia, Silvino Silveira Gomes, informou em oitiva ter testemunhado caminhões descarregando pedras no parque onde é realizada a Expovel, no entanto, no local não foi encontrado sinal algum do material.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Claudio Gaiteiro (PSL), o presidente da Sociedade Rural (entidade responsável pelo parque), Erwin Soliva já respondeu por meio de ofício que carga alguma de pedra foi levada até o local. Já a Secretaria de Agricultura – com sede no parque – afirmou também documentalmente que, os funcionários da Secretaria de Obras estavam utilizando o local como base de apoio para os momentos de refeição e que por isso os caminhões eram vistos estacionados.

DEPOIMENTO DO SECRETÁRIO
Às 9 horas desta sexta-feira (7) será a vez do secretário de Obras, Maurício Theodoro ser interrogado no plenário da Câmara. Quando da retirada das pedras da BR, Maurício respondia interinamente pela administração do município.

O CASO
O caso começou no início de 2013, quando surgiram denúncias de que a Prefeitura de Cascavel estaria retirando pedras de um trecho inutilizado da BR 163 para aplicá-las em obras de ampliação do Aeroporto de Cascavel.

Diante de acusações de retirada do material sem a devida autorização do Dnit ou DER, os vereadores Paulo Porto (PCdoB) e Jorge Bocasanta (PT) propuseram uma audiência do secretário de Obras em sessão plenária para esclarecer o fato.

Ao ser questionado, o próprio secretário Maurício Theodoro confirmou que havia uma solicitação em andamento aos órgãos responsáveis, mas que em razão da necessidade emergencial de conclusão da obra antecipou o processo sem ter em mãos a devida documentação autorizando.

As declarações motivaram a instauração da CPI, que tem como presidente o vereador Claudio Gaiteiro (PSL), relator Paulo Porto (PCdoB) e secretário Paulo Bebber (PR).

Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa | CMC

CPI das Pedras 06-06-2013 01

Legenda:

Membros da CPI em vistoria no Parque de Exposições de Cascavel

FOTO:
Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal


CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br