Notícias

Menegatti denuncia cobrança irregular nas tarifas de água em Cascavel

Você já analisou sua fatura de água para conferir se o valor cobrado corresponde ao que efetivamente consumiu? Nestes tempos em que se discute a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre o desperdício de água, muitas pessoas economizam, mas acabam não pagando menos por esta economia.
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) cobra da população uma tarifa mínima e por isso alguns consumidores pagam mais do que realmente foi consumido, sem alternativas. O assunto foi apresentado pelo vereador Jorge Menegatti (PSC) durante sessão desta segunda-feira (06).
A cobrança é feita da seguinte forma: a Companhia lança tarifa de 10 metros cúbicos por cada residência edificada no lote. No caso de duas casas no mesmo lote, onde há um só registro, é cobrado o valor equivalente a duas tarifas mínimas, ou seja, 20 metros cúbicos.
Menegatti apresentou ao plenário alguns depoimentos de moradores insatisfeitos com os valores de suas contas. O vereador mostrou ainda faturas de alguns consumidores que pagam mensalmente por uma quantidade de metros cúbicos bem acima da consumida. “Isso é injusto, a pessoa tem que pagar pela água que não utilizou e ainda pagar esgoto em cima disso. Isso é exploração, esta Câmara tem que se posicionar a respeito”, desabafa o vereador.
O parlamentar está reunindo materiais e estudando a possibilidade e apresentar uma Ação Civil Pública contra a Sanepar para que seja revista a forma de cobrança nas tarifas do serviço de água e esgoto.

(Denis Freitas / Assessoria do vereador Jorge Menegatti)