O vereador Jorge Menegatti (PSC) protocolou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Requerimento nº 12/2014 que solicita à Secretaria de Meio Ambiente, informações sobre a coleta de lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes no município de Cascavel.
No documento Menegatti questiona se o município realiza a coleta destes materiais ou se o serviço é realizado por empresas terceirizadas. O vereador questionou quais os valores cobrados e onde o lixo eletrônico e as lâmpadas são depositados.
Lixo eletrônico são equipamentos eletrônicos descartados, como computadores, monitores, televisores, máquinas fotográficas e impressoras. Estes materiais têm se tornado um grande problema ambiental, pois contém em sua composição substâncias químicas que contaminam o meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes contém material tóxico, quando quebradas, esta substância atinge o solo e os lençóis freáticos.
O parlamentar avalia que é extremamente necessário ter no município um departamento que se dedique a coleta de lixo eletrônico. “Estamos diante de um problema, as pessoas precisam descartar o equipamento descartado, mas não encontram onde depositar”, comenta Menegatti.
A inclusão da coleta do lixo eletrônico juntamente com a coleta seletiva garante mais qualidade de vida aos moradores e proteção do meio ambiente.