Quem depende do transporte coletivo em Cascavel sabe que os problemas vão além da superlotação nos veículos. A maioria dos pontos de ônibus na cidade está em más condições de uso.
O vereador Jorge Menegatti usou a tribuna durante sessão desta terça-feira (15) para falar da situação dos pontos na cidade.
Menegatti encaminhou na tarde de segunda-feira (14), um ofício endereçado ao Presidente da CETTRANS (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Paulo Gorski, solicitando a manutenção dos pontos de ônibus no município.
Anexo ao documento foi enviado cópia da Indicação nº 596/2014 lida na semana passada, que propõe à companhia, que em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, crie um cronograma visando à instalação de pontos de ônibus com bancos e lixeiras e também a reforma dos pontos já instalados na cidade. Foi enviado ao secretário Paulo Gorski também o material fotográfico coletado pela equipe de gabinete do vereador.
SITUAÇÃO DOS PONTOS
A assessoria do vereador percorreu a cidade para analisar a situação atual dos pontos de ônibus em todas as regiões do município. Foram registrados 60 pontos de ônibus em péssimas condições de uso.
É comum encontrar em Cascavel pontos com estrutura danificada, outros instalados próximos a terrenos baldios, o que põe em risco a segurança dos passageiros, pontos sem abrigo e também alguns instalados junto à bocas de lobo. Há também os pontos que receberam reforma feita pela população, como instalação de bancos improvisados e reforço na estrutura danificada, com concreto, pedaços de madeira, arames, entre outros materiais.
O vereador pede à CETTRANS providências em relação a estes pontos, “é necessária a manutenção destes pontos pois as pessoas não podem ficar aguardando ônibus na chuva, no barro”, diz Menegatti.
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Menegatti apresentou no mês de maio o Requerimento nº 137/2014 solicitando à CETTRANS informações sobre os pontos de ônibus.
No requerimento o vereador questionou quantos pontos de ônibus existem na cidade e quantos desses são cobertos; quem é responsável pela instalação e manutenção desses pontos. O parlamentar perguntou também se existe alguma empresa terceirizada contratada para realizar os trabalhos de manutenção e quais as responsabilidades dessa empresa.
O pedido foi realizado a partir de inúmeras reclamações de usuários do transporte coletivo a respeito dos pontos de espera de ônibus.
Em resposta ao requerimento a CETTRANS informou que é de responsabilidade da companhia a instalação e manutenção dos pontos, porém não há equipe destinada a realização destes serviços.
Por Denis Freitas / Assessoria do Vereador Jorge Menegatti