Notícias

Mesa Diretora para biênio 2019/2020 é definida com Alécio Espínola presidente

Foi definida nesta terça-feira (17) a nova composição da Mesa Diretora que comandará a Câmara de Cascavel nos anos de 2019/2020. A eleição aconteceu hoje e a chapa formada pelos vereadores Alécio Espínola/PSC, presidente, Roberto Parra/MDB, 1º vice-presidente, Valdecir Alcântara/PSL, 2º vice-presidente, Aldonir Cabral/PDT, 1º secretário e Paulo Porto/PCdoB, 2º secretário, foi aclamada como vencedora por unanimidade.

Alécio Espínola, futuro presidente, começou a aparecer quando presidiu a associação de moradores do Paulo Godoy em 2005. Destacou-se na defesa do seu bairro e também da região Oeste cobrando do Poder Público a reforma da Avenida Tito Muffato e a abertura de novos postos de saúde e escolas, além de coordenar vários projetos sociais. Em 2012 foi candidato a vereador na chapa PSC/PV e ficou como primeiro suplente. Em 2015 assumiu uma vaga como vereador na Câmara por 70 dias, cobrando fortemente ações para sua região, principalmente a instalação da UPS (Unidade Paraná Seguro).

Em 2016 foi candidato novamente pelo PSC e se elegeu com 1.635 votos. Já começou o mandato na liderança de governo e se destacou por ser homem de muito diálogo com seus pares, conseguindo para a eleição da Mesa em 2018 o consenso absoluto com os demais 20 vereadores. Nos últimos dias o jornalista e vereador Alécio Espínola de forma democrática definiu com os parlamentares de todos os partidos e posicionamentos políticos a formação da chapa e hoje teve seu nome consolidado para ser o presidente no próximo biênio.

“Vamos manter as prerrogativas regimentais dos vereadores, a independência da Casa e ainda tentar levar a atuação da Câmara a cada cantinho de Cascavel, fortalecendo a instituição e garantindo a participação de toda a população nos grandes debates do município”, afirmou em seu discurso após o término da votação.

O que faz a Mesa Diretora

Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2018 tem um orçamento superior a R$ 26 milhões e 173 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.

Assessoria de Imprensa/CMC