O vereador João Paulo (PSD) usou a tribuna nesta segunda-feira (23) para convidar todos os setores da sociedade cascavelense para participarem de uma mobilização pública que acontecerá no próximo domingo, (29), a partir das 9h30, em frente à catedral, no calçadão da Avenida Brasil.
O evento contará com a presença de um dos pesquisadores envolvidos no estudo da substância, Marcos Vinicius de Almeida, e também de diversas autoridades envolvidas na defesa da liberação da fosfoetanolamina. A mobilização, que vem ocorrendo em outros estados, terá em Cascavel um dos seus principais expoentes.
João Paulo pediu a participação de todos, lembrando que “todos temos familiares, vizinhos ou amigos que têm câncer e sabemos quanto é difícil lidar com esta doença que não escolhe idade ou nível social”.
O presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR), demonstrou apoio à mobilização nacional e ressaltou, “sabemos que este medicamento é uma esperança aos pacientes que tanto sofrem. Sabemos também que há relatos de inúmeros casos demonstrando a eficácia do uso da fosfoetanolamina, por isso, seguiremos incentivando estas pesquisas”.
Segundo João Paulo, a fosfoetanolamina sintética tem sido apontada como uma possível alternativa aos tratamentos convencionais do câncer. A pesquisa foi realizada inicilamente pelo bioquímico Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado da USP, há mais de 20 anos. Apesar de a pesquisa ter sido feita apenas em caráter experimental e não possuir registro como medicamento, a fosfoetanolamina tem sido distribuída a pacientes através de liminar judicial. Nas redes sociais, um grande número de relatos de pacientes e familiares sustentam a sua eficácia.
Os vereadores João Paulo, Gugu Bueno e Jaime Vasatta têm participado ativamente da luta pela continuidade das pesquisas envolvendo a substância, inclusive buscando através de parcerias, trazer para Cascavel os recursos humanos e técnicos necessários para realizar testes e fabricar a substância como medicamento.
Assessoria de Imprensa/CMC