Moção cobra reposição salarial dos servidores públicos do Estado do Paraná

A Câmara Municipal de Cascavel aprovou em sessão ordinária nesta terça-feira (03) uma Moção de Repúdio ao Governo do Estado do Paraná, por não prever, pelo sétimo ano consecutivo, a reposição salarial dos servidores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Em 2019, o governo propôs reajuste de 5,08%, parcelado em três vezes. Em janeiro de 2020 foram pagos 2%. Outras duas parcelas de 1,5% estavam previstas para serem pagas em janeiro de 2021 e janeiro de 2022, mas foram suspensas após determinação do governador. A atual proposta de LDO foi aprovada pela Assembleia Legislativa, negando ao funcionalismo público o direito legal de reposição salarial pela inflação, assim como a concessão de promoções e progressões.

De acordo com o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná (FES/PR), ao contrário do que o governo previu em 2020, ao invés de um déficit de R$ 3,5 bilhões, o Estado fechou o ano passado com um superávit de R$ 5,8 bilhões. O mesmo deve acontecer em 2021 e no ano que vem, na avaliação do Fórum. “O conjunto dos servidores sente na pele o peso do não cumprimento do direito constitucional, sobretudo nesse momento de crise econômica e inflação ascendente", destaca a vereadora Professora Liliam (PT).

O vereador Policial Madril (PSC) explicou porque decidiram apresentar a moção. “Nós que somos funcionários públicos estaduais estamos sentindo na pele o que são sete anos sem a data base. É por isso que nós lutamos em nível estadual e é por isso também que estamos lutando em nível local, junto à nossa Mesa Diretora, para que pague a data base dos servidores da Câmara, porque eles têm esse direito. E também o prefeito, que pague a data base dos servidores do Município”, reivindicou o parlamentar.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC