A Câmara Municipal de Cascavel aprovou nesta quarta-feira (10/2) por 17 votos favoráveis e dois contrários a Moção 01/2016, que congratula o Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Cascavel), entidade que comandou a greve dos trabalhadores do transporte coletivo urbano que paralisaram as atividades no mês de janeiro.
Foram dez dias de greve, iniciada no dia 11 e concluída no dia 21 de janeiro, que culminou com dois avanços significativos do ponto de vista das pautas econômicas e uma vitória simbólica do ponto de vista político. Após um início de negociação marcado pela intransigência das empresas, que negavam até mesmo a reposição da inflação, os trabalhadores conseguiram um aumento real de 2% e avanços no valor das cestas básicas.
Segundo Paulo Porto (PCdoB), um dos autores da proposição, o objetivo da moção é congratular o sindicato pela luta diária e pela greve exemplar. "Foi uma paralisação simbólica que mostrou a força da classe trabalhadora. Foi uma greve não somente por dignidade salarial, mas também pelo assédio que essa categoria vem sofrendo com a falta do cobrador ou de um segundo agente de bordo. Foi uma lição de luta popular, disciplina e esperança para quem luta por um mundo melhor em Cascavel", comentou o vereador.
O documento foi assinado pelos vereadores Paulo Porto (PCdoB), Celso Dalmolin (PR), Professor Paulino (PT), Jorge Bocasanta (PT), Jorge Menegatti (PSC), Pedro Martendal (PSDB) e Rui Capelão (PPS). A moção recebeu apenas votos contrários do líder do governo no Legislativo, Claudio Gaiteiro (PSL) e do vereador Luiz Frare (PDT).
(Júlio Carignano, da assessoria do vereador Paulo Porto)