Notícias

Moção de apelo que solicita ala geriátrica no HU é aprovada

O documento, que apela à Secretaria de Saúde do Paraná para que crie uma ala geriátrica no Hospital Universitário, é assinado por 16 vereadores e foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (01).

Os autores citam a Lei 10.741/2003, que assegura ao idoso, com absoluta prioridade, o direito à saúde, dentre outros direitos fundamentais. Assinaram o documento os vereadores João Paulo (PSD), Jaime Vasatta (PTN), Walmir Severgnini (PROS), Romulo Quintino (PSL), Nei Haveroth (PSL), Fernando Winter (PTN), Vanderlei da Silva (PSC), Jorge Menegatti (PSC), Marcos Rios (Solidariedade), Pedro Martendal (PSDB), Jorge Bocasanta (PT), Aldonir Cabral (PDT), Paulo Porto (PCdoB), Robertinho Magalhaes (PMN), Claudio Gaiteiro (PSL), Gugu Bueno (PR), Luiz Frare (PDT) e Ganso sem Limite (PSD).

A importância do atendimento geriátrico tem crescido a cada ano, com o aumento significativo da expectativa de vida pessoas e também com a queda da taxa de fertilidade. Estimativas da ONU dão conta de que a população com mais de 60 anos vai triplicar em 40 anos. O envelhecimento da população se reflete diretamente na saúde, pois os procedimentos terapêuticos mais sofisticados e medicamentos próprios para a terceira idade são sempre os mais onerosos. Especialmente para as famílias de baixa renda é difícil arcar com os curtos de tratamento e auxilio profissional necessário, o que justifica, segundo os vereadores, a implantação de um local especializado neste tipo de clínica no HU.

Assessoria de Imprensa/CMC