Motofaixa será implantada em Cascavel após indicação do vereador Professor Santello

Começará a funcionar no dia 27 de julho a primeira “MotoFaixa” no trânsito da cidade. Neste dia é comemorado o Dia do Motociclista. O sistema de “bolsões” foi sugerido por meio de Indicação pelo vereador Professor Santello (PTB) em fevereiro deste ano e foi aceito pela Transitar, que fará o primeiro modelo piloto no cruzamento das Ruas Erechim e Vicente Machado.

“A motofaixa é espécie de uma “área de espera” para motociclistas junto aos semáforos. Com essa área delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente a estes veículos próximos aos semáforos, motociclistas ficarão à frente dos carros, fazendo também que as motos tenham preferência na saída quando abrir o sinal, evitando congestionamento entre carros e motos”, explica o vereador Professor Santello.

“A lei já existe e não é cumprida. Acreditamos a instalação desses bolsões e outras mudanças na legislação ajudaria no trânsito de Cascavel evitando muitos acidentes entre motociclistas e motoristas de carro”, reforça o legislador.

A implantação do projeto foi anunciada oficialmente durante reunião na tarde desta sexta-feira (23) entre Corpo de Bombeiros, Transitar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e representantes de empresas de motofrete e profissionais da área. Na oportunidade também foram discutidos assuntos relacionados aos trabalhadores da categoria, como a normatização do serviço remunerado de transportes de pequenas cargas e mercadorias.

A presidente da Transitar, Simone Soares anunciou ações que serão feitas envolvendo motociclistas para diminuir os índices de acidentes na cidade. “Na pandemia aumentou consideravelmente o número de motofretistas, com isso os acidentes de trânsito também. Se não fizermos nada vão morrer mais pessoas em função desse trânsito violento. Inicialmente faremos ações educativas e após isso será fiscalizado para que todos trabalhem com os devidos cuidados e itens de segurança”, incluiu.

Na reunião foram apresentadas alterações na regularização e fiscalização da atividade e como acontecerão as atividades educativas. Também estiveram presentes os vereadores Mazzuti (PSC), Cidão da Telepar (PSB), Professora Liliam (PT) e assessores dos vereadores Pedro Sampaio (PSC) e Beth Leal (Republicanos).

Assessoria de Imprensa/ Professor Santello