Movimento Lareira recebe votos de louvor do Professor Santello

A noite da última terça-feira (28) foi marcada por homenagens e emoções entre os casais católicos do Movimento Lareira da Arquidiocese de Cascavel. Em cerimônia de encerramento das atividades do ano, os fiéis receberam do vereador Professor Santello (PTB), votos de louvor e Congratulações em reconhecimento pelo seu importante papel evangelizador nas famílias e pelos 50 anos de existência.

A missa que aconteceu na Paróquia São Pedro reuniu lareiristas de todas as paróquias. A cerimônia foi presidida pelo padre Wagno Ludgero, que é diretor espiritual do movimento. Ele ressaltou a relevância deste reconhecimento ao trabalho do grupo, celebrado em uma missa de ação de graças pelo dom da missão. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte desse movimento, padres, bispos e todos que abraçaram o movimento ao longo desses 50 anos. E queremos acima de tudo louvar a Deus por esse reconhecimento público que nos concede”, frisou.

Na ocasião, a coordenadora Diocesana do Movimento Lareira, Maria Terezinha Liberali Cardoso falou sobre a importância em levar os valores cristãos para a política. “A política é um grande meio de justiça, então que nós possamos nos envolver, participar e inserir nossa comunidade. Agradecemos ao professor Santello pela homenagem e a acolhemos com muita gratidão”, frisou.

Os votos de louvor e congratulações são uma manifestação formal de reconhecimento público ou elogio a uma conduta ou ações de um órgão ou entidade, proposta por vereadores e vereadoras e aprovada em plenário. “Esta proposição legislativa tem por escopo homenagear o conhecido Movimento Católico Lareira, que tem desempenhado um trabalho significativo no âmbito conjugal e familiar, promovendo valores cristãos e fortalecendo os laços de amor e fé nas famílias”, afirmou o Professor Santello, que também é membro da Pastoral Política.

Histórico

O Movimento Católico Lareira teve origem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, em Lajes, Santa Catarina, no ano de 1973. Desde então, tem se expandido por todo o Brasil, alcançando inúmeras paróquias e comunidades. Em Cascavel, o primeiro retiro ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em 1994, há quase 30 anos. Desde então, os casais lareiristas têm sido exemplo de comprometimento e dedicação, servindo como inspiração para a comunidade local.

O nome "Lareira" foi escolhido devido a uma observação dos fundadores do movimento foram dois frades da Ordem dos Frades Menores, Frei Alido Rossa e Frei Hugolino Pedro Becker. Em uma noite de intenso frio, em frente ao fogão a lenha, eles perceberam o crepitar das chamas e tiveram a ideia da lareira. A analogia feita foi que assim como as famílias se aquecem e se reúnem em torno da lareira, na fé e no amor, elas também podem colocar conversar sobre suas dificuldades.

Em Cascavel e região, os 50 anos do movimento foram comemorados com missa especial no dia 17 de setembro, na Catedral, presidida por Dom Aparecido Donizeti.

O Movimento Lareira nasceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, em Lages. O 1º Encontro aconteceu nos dias 31/08, 01 e 02/09 de 1973, idealizado pelos Freis Hugolino Pedro Becker/OFM (Im memoriam) e Alido Rosá/OFM, hoje com 85 anos. O nascimento do Movimento foi motivado por um grupo de jovens que já realizavam o retiro da Jornada Jovem, e pedia aos freis algo que também trouxesse os seus pais para participarem da Igreja.  “Foi neste desejo de inserir os casais na vida da comunidade e aquecer os lares que nasceu o Movimento Lareira”, explica Maria Terezinha Cardoso, que juntamente com o esposo Márcio, são coordenadores arquidiocesanos do Movimento.

Nesses 50 anos a chama tem se espalhado e gerado muitos frutos. No país são 31 locais onde acontecem os retiros. Três deles estão em Cascavel. Aqui, o Lareira engloba a maioria das paróquias da Arquidiocese, incluindo algumas cidades como Toledo, Ubiratã e Vera Cruz, que pertencem a outras dioceses, mas participam da regional.

A primeira paróquia de Cascavel a realizar o retiro foi a Rainha dos Apóstolos, em 1994. Em 1998 a Paróquia São Pedro realizou o seu primeiro retiro e em 2002 a Paróquia São Cristóvão. Nas três o movimento permanece ativo, realizando dois retiros por ano e colaborando entre si.

Assessoria de Imprensa/ Professor Santello