Notícias

Município pode firmar convênio para destinação de resíduos volumosos

Uma nova reunião para discutir a destinação dos chamados resíduos volumosos (móveis, eletrodomésticos e similares jogados em vias públicas e áreas de preservação ambiental) foi realizada na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (12). Convocado pelo vereador Gilmar Gaitkoski (PSL), o encontro foi mais uma fase concluída no processo que deve culminar com a elaboração de um projeto relacionado ao assunto. A primeira reunião foi realizada na semana passada, quando representantes das secretarias de Ação Social e Meio Ambiente se comprometeram em apresentar sugestões que possam levar à solução definitiva do problema.
Elmo Rowe Júnior, diretor da Secretaria do Meio Ambiente, revelou que após pesquisa, descobriu a possibilidade de firmar convênio com o Governo Federal, através dos ministérios da Saúde, Meio Ambiente ou Justiça. Como o Município ficaria responsável pela doação de um terreno, a proposta de convênio deverá ser protocolada ainda nesta semana. Em seguida, de acordo com o representante da Secretaria do Meio Ambiente, o Executivo deve assinar parceria com alguma cooperativa ou entidade para operacionalização dos trabalhos. Ele também informou que o barracão tem custo aproximado de R$ 850,00 o metro quadrado e que um caminhão adequado a esse tipo de coleta pode chegar a R$ 250 mil, dinheiro que poderá ser destinado pela União através do convênio a ser protocolado.
“O primeiro passo foi dado e nossa obrigação agora é levar as informações ao prefeito, já que o Município deverá ficar responsável por uma contrapartida no convênio”, frisou o vereador Gaitkoski.


LEGENDA
Informações apresentadas na reunião serão levadas ao prefeito

CRÉDITO
Lorena Manarin/Ass. Imp.