O Dia do Trabalhador foi lembrado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cascavel em pronunciamento do vereador Paulo Porto (PCdoB). O parlamentar destacou o 1º de Maio como data simbólica para a classe trabalhadora, um dia de luta e reafirmação de reivindicações e a defesa daquilo que já foi conquistado na história. "Esta é uma data remete a luta de classes, o sacrifício e a morte dos trabalhadores na luta pro seus direitos".
Para Porto, que é historiador, é fundamental resgatar o verdadeiro sentido do 1º de maio para os trabalhadores. "A memória é um campo em disputa, por isso é um processo pedagógico lembrar do sacrifício da classe operária. Ao longo das últimas décadas, o 1º de Maio tem sido domesticado e alguns chegam a chamar propositalmente de ‘Dia do Trabalho’, transformando em data de confraternização e festa entre patrão e trabalhador", argumentou.
O vereador reafirmou o compromisso de seu mandato com a classe trabalhadora. "Tenho afirmado insistentemente que esse mandato tem lado, ninguém pode achar que representa todos os segmentos, pois a sociedade é cindida em classe sociais, pela relação contraditória entre o capital e o trabalho, entre a classe operária e a burguesia com seus interesses distintos", disse Porto.
Em sua conclusão, o parlamentar destacou a importância da tomada de consciência de classe por parte dos trabalhadores e leu trecho do poema "Operário em Construção", de Vinicius de Moraes, que destaca que "a construção da riqueza é sempre coletiva, mas a apropriação é individual".
Júlio Carignano / Assessoria de Comunicação / Paulo Porto