Notícias

No Assentamento Wilson Gonçalves, vereador ouve demandas

Na tarde desta quinta-feira o vereador Paulo Porto e a assessoria do vereador Misael Junior estiveram no Assentamento Wilson Gonçalves, localizado no Jardim Veneza, no Bairro Cascavel Velho. Recebidos pelo coordenador local do MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradias), Silvio Golçalves, foram informados sobre a atual situação das 180 famílias que vivem no local.

Estas famílias chegaram à área em outubro de 2016, através de um acordo judicial que tinha como objetivo a reintegração de posse da antiga ocupação do Jardim Gramado, que ficava localizada no Bairro São Cristóvão. A destinação da área foi feita pela prefeitura, no entanto, mais de um ano e meio após a mudança, as famílias ainda vivem com uma estrutura precária.

“A Copel ligou a luz há, aproximadamente, seis meses. Instalamos os relógios de energia e eles ligaram”, comentou Silvio. Quanto à água, Silvio relata que até o momento os moradores precisam improvisar, já que não existe água encanada no assentamento. “Improvisamos um sistema com mangueiras e poço artesiano. No entanto, em horários de pico, falta água. São muitas famílias”, comentou. Segundo ele, as famílias já providenciaram toda a estrutura para que a Sanepar faça o ligamento, no entanto até o momento não possuem notícias de quando isso vai acontecer. ‘A Sanepar disse que é só a prefeitura autorizar”, disse.

Outro problema é a falta de asfalto. Quando se mudaram para o local, os próprios moradores fizeram a abertura da rua que seria a continuação da Rua Veneza. No entanto, nem mesmo cascalhamento foi feito no local. Como consequência, os moradores convivem com muito barro. Na falta do asfalto, o caminhão da coleta de lixo também não entra na rua, logo, todos os moradores acumulam o lixo no ponto asfaltado mais próximo. Devido à quantidade, o lixo não cabe na lixeira e acaba sendo depositado no chão. Como consequência, os cães que circulam por ali rasgam as sacolas e espalham todo o lixo pela rua.

Porto e os assessores do vereador Misael se comprometeram a intermediar o diálogo entre as famílias do assentamento e o executivo, de modo a melhorar a estrutura do local e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que lá vivem.

Assessoria do vereador Paulo Porto/CMC