O mandato do vereador Paulo Porto (PCdoB) vem a público esclarecer por meio deste comunicado oficial informações veiculadas em matéria publicada na edição desta sexta-feira (29/7) na Gazeta do Paraná e na CGN (Central Gazeta de Notícias). Diferente do que citado na reportagem assinada pelo jornalista Fernando Maleski, o assessor de imprensa do mandato, Júlio César Carignano, esteve em Curitiba na quarta-feira (27/7) para participar de um compromisso oficial do mandato, a 15ª Jornada de Agroecologia, na Lapa, na região metropolitana da capital.
O convite para o vereador Paulo Porto participar do evento – que acontece anualmente no Paraná desde 2002 – partiu do Assessor de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, (conforme anexo) devido a importância do tema e do parlamentar ter tido um papel importante na mediação de conflitos agrários na região de Cascavel, em especial na situação envolvendo a ocupação da Fazenda Castelo, no distrito de Rio do Salto, e também por ser autor de lei municipal que restringe o uso de agrotóxicos perto de escolas, CMEIS, postos de saúde e núcleos residenciais rurais.
Como o vereador Paulo Porto não pôde estar presente na abertura da Jornada devido a compromissos em Cascavel, ele indicou a representação de seu assessor de imprensa no evento. Paulo Porto possui vínculo histórico com a realização da jornada, desde quando era Assessor de Assuntos Comunitários da gestão do prefeito Lísias Tomé, quando na oportunidade auxiliou na organização de duas edições do evento no município de Cascavel (2005 e 2008). Nos últimos seis anos participou de todas as jornadas, inclusive já tendo sido debatedor em algumas oportunidades, dessa forma mandato reflete o seu compromisso de aliado da agroecologia.
Também citamos que o assessor Júlio César Carignano – que teve sua imagem e nome exposto no jornal – é o único funcionário citado em uma matéria que fala de forma geral sobre assessores da Câmara Municipal de Cascavel onde o autor diz ter uma relação de “outros assessores” que não tiveram nomes citados. Destacamos também que em nenhum momento, mesmo sendo citado, Carignano foi ouvido ou procurado pela reportagem, tampouco o próprio vereador Paulo Porto para prestar esclarecimento sobre a viagem de seu assessor. Nosso mandato se coloca à disposição de qualquer veículo de comunicação, inclusive os citados, para prestar esclarecimentos.
Mandato do Vereador Paulo Porto