Notícias

Novas normas para arborização serão votadas na segunda-feira

Será votado na próxima segunda-feira (04), o Anteprojeto 25/2015, que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana. A nova normatização define diretrizes para a implantação e manutenção da arborização por meio de ações de curto, médio e longo prazo. O projeto recebeu parecer favorável em todas as comissões pelas quais tramitou na Casa.

O plano prevê cinco principais pontos para implantação do Plano de Arborização: diagnóstico quantitativo e qualitativo da arborização existente na área urbana de Cascavel; plano de ação para plantio; plano de ação para retirada ou substituição; educação ambiental voltada à arborização urbana e estabelecimento das diretrizes municipais que subsidiem a implantação e a efetividade do plano.

Discutido em audiências públicas em 2014, o projeto é essencial para a execução dos projetos do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) no município. Sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Planejamento, Conselho Municipal das Cidades, Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Câmara, o plano de arborização abrange toda a área urbana e sedes dos distritos do município.

O objetivo é diminuir os conflitos da arborização com as estruturas urbanas, maximizando o uso das árvores para o bem-estar da cidade e da população. No entanto, para que sejam propostas novas normas, é preciso antes fazer um diagnóstico completo da atual situação da arborização no município, com um inventário de todas as árvores existentes, para em seguida, propor um cronograma de substituição e plantio das espécies apropriadas.

A escolha correta da árvore a ser plantada é o ponto chave de qualquer plano de arborização. O plantio de espécies erradas danifica as calçadas, atrapalha o trânsito de pedestres e pessoas com deficiência e até ameaça a estrutura de casas e comércios.

O ideal é sempre procurar a prefeitura antes de iniciar o plantio das árvores. Os técnicos indicam as espécies certas, o modo correto de plantar e o espaço necessário para permitir a passagem de pedestres.

Assessoria de Imprensa/CMC