Osvaldo Cosme é homenageado e recebe título de Emérito Professor

O professor de Educação Física, hoje aposentado, Osvaldo Cosme, foi homenageado na última terça-feira (07) em sessão na Câmara de Vereadores de Cascavel. Rodeados por amigos e familiares e professor Osvaldo foi lembrado pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade escolar no Município de Cascavel.

Durante toda sua vida, ele fez da educação o seu mais autêntico projeto de vida. “Sua dedicação e contribuição para a comunidade escolar em Cascavel são dignas de aplausos. Como professor de Educação Física, ele certamente deixou um legado importante, inspirando e impactando a vida de muitos alunos ao longo de sua carreira. Esta homenagem foi uma forma significativa de expressar gratidão e valorizar o trabalho realizado por ele” ressaltou Santello.

O professor Osvaldo Cosme da Silva, de 82 anos, é um exemplo inspirador de dedicação e superação. Nascido em Itapeipu, Bahia, em 08 de agosto de 1941, ele deixou sua cidade natal aos 18 anos em busca de oportunidades educacionais. Embora o sonho de cursar uma faculdade tenha sido desafiador, ele não desistiu.

Durante sua juventude, o professor Osvaldo trabalhou como peão em diversas fazendas, enfrentando condições difíceis. Sua remuneração não era em dinheiro, mas sim em moradia e alimentação. No entanto, sua determinação em obter uma educação de qualidade o levou a Mandaguaçu, onde foi acolhido de forma digna pelo fazendeiro Irineu. Durante o dia, trabalhava na fazenda, e à noite, dedicava-se aos estudos.

Após concluir o magistério, iniciou sua carreira profissional em uma pequena escola fundada em uma casa na fazenda em que trabalhava. Ele casou-se com Tereza Ferreira da Silva, com quem teve duas filhas. Infelizmente, Tereza faleceu aos 54 anos, deixando uma lacuna em sua vida.

Ao longo de sua trajetória, lecionou na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Cascavel desde 1975, na área de Educação Física. Sua formação em Educação Física foi obtida na FACIMAR - Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, em 1989. Ele teve a honra de lecionar em diversas escolas e colégios de Cascavel, incluindo a Escola Municipal Almirante Barroso, Escola Municipal Rubens Lopes, Escola Municipal Ita Sampaio (onde também atuou como diretor), Colégio Estadual Nossa Senhora da Salete, Escola Estadual José Henrique Teixeira, Escola Municipal Presidente Kennedy em Diamante do Oeste, Colégio Estadual Castelo Branco e Colégio Estadual José Ângelo Baggio Orso.

A dedicação e o compromisso do professor Osvaldo com a educação são exemplos inspiradores para toda a comunidade escolar. Seu trabalho incansável como educador e seu papel no desenvolvimento físico, mental e social dos alunos merecem ser reconhecidos e aplaudidos.

Assessoria de Imprensa/Professor Santello