Notícias

Outubro Rosa na Câmara destaca saúde integral da mulher e valoriza servidoras

A programação especial do Outubro Rosa realizada no dia 16 pela Escola do Legislativo, em parceria com a Procuradoria da Mulher e o gabinete do presidente da Câmara, vereador Tiago Almeida (Republicanos), trouxe um importante debate sobre saúde física, emocional e os direitos das mulheres, além de prestar homenagem às servidoras que atuam na Casa.

Durante a manhã, a ginecologista obstetra Dra. Isadora Cristina Benvenutti Kalinowski Freimuller ministrou uma palestra sobre saúde feminina, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama. Em seguida, a vereadora Bia Alcântara, procuradora da mulher na Câmara, abordou os mecanismos de denúncia de violências contra mulheres e explicou o funcionamento do protocolo de acolhimento na Procuradoria da Mulher.

A programação também contou com a fala da advogada Dra. Ketllen Ferreira, que orientou sobre os direitos das mulheres que enfrentam doenças graves, como o câncer, reforçando o papel da informação e do suporte jurídico no enfrentamento da doença.

No período da tarde, o foco foi a saúde emocional. A psicanalista Vanilse da Silva Pohl, especialista em saúde mental e doutoranda pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica, conduziu a palestra “Saúde Emocional da Mulher: O Desafio de Conciliar Carreira, Família e o Autocuidado como Ato Político”. Vanilse, que atuou por 32 anos no serviço público de Cascavel, sendo 29 deles na gestão de pessoas da prefeitura, destacou que saúde física e saúde mental são inseparáveis. “O autocuidado é um ato político porque é uma forma de resistência diante de uma rotina que historicamente exige que a mulher cuide de tudo e de todos, menos dela mesma”.

Após a palestra, a Câmara realizou uma homenagem especial às servidoras com o título “Mulheres Destaque da Câmara de Vereadores”. Também foi promovida uma dinâmica intitulada “Minha trajetória até aqui”, onde as colaboradoras da Casa compartilharam um pouco sobre suas vidas e seu trabalho;

O encerramento contou com a fala de Fabiola Paranhos, presidente do Provopar, ex-primeira-dama de Cascavel. Fabiola destacou a força das mulheres na construção de políticas públicas e reforçou a importância de espaços como o Outubro Rosa para promover conscientização e valorização feminina.

A ação reforça o compromisso da Câmara Municipal com a promoção da saúde integral da mulher, unindo prevenção, informação e valorização pessoal e profissional.