Nesta terça-feira (12) os vereadores realizaram a entrega de Votos de Louvor e Congratulações aos atletas do Paradesporto do Município de Cascavel. O programa foi representado pela coordenadora Pollyana Bastos e reconheceu o histórico de conquistas dos atletas, especialmente o 3º lugar geral obtido no Parajaps 2017. A homenagem foi proposta através do Requerimento 500/2017 pelo vereador Gugu Bueno (PR).
“Esta homenagem é para todas as pessoas com deficiência que estão no programa e não apenas aos atletas, mas a todas as famílias, que trazem seus filhos e familiares com muita dificuldade econômica e destinando muito de seu tempo”, agradeceu Pollyana.
Gugu Bueno destacou a função social do Paradesporto nos últimos 10 anos. “É um momento memorável para esta Casa de Leis, ver o plenário lotado de famílias e paratletas que tanto orgulham a sociedade cascavelense”.
O Paradesporto atende pelo menos cinco deficiências, incluindo síndrome de down, paralisia cerebral, deficiência física, intelectual e visual e transtorno global do desenvolvimento. Os atletas praticam as seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de todas, dança esportiva e artística de inclusão social, futsal para síndrome de down, futsal para paralisia cerebral, futsal pata deficiência intelectual, handebol para deficientes intelectuais, handebol em cadeira de todas, parabadminton, paraciclismo, judô, ballet, natação, muay thai e xadrez.
Este esporte de rendimento para as pessoas com deficiência teve início no município de Cascavel no ano de 2006 através da modalidade de atletismo, com a participação de atletas com deficiência física e visual em provas de campo e pista. A partir da participação em competições estaduais e nacionais de atletismo, como o circuito caixa de atletismo paraolímpico e jogos escolares do Paraná, outras pessoas com deficiência também demostraram interesse na pratica do esporte adaptado.
Em relação a participação do município no Jogos Abertos Paradesportivos do Estado do Paraná), obteve-se nos últimos anos uma evolução significativa. Na primeira edição dos jogos, no ano de 2012, o município participou em três modalidades e ficou em 7º lugar geral. Na segunda edição, em 2013, Cascavel participou com cinco modalidades e ficou em 4º lugar. No ano de 2014, na 3º edição dos jogos, Cascavel ficou em 3º lugar geral, participando em 6 modalidades. Na quarta edição dos jogos em 2015, o município conquistou sua melhor colocação, terminando a competição em 2º lugar geral, participando em 10 modalidades. No ano de 2016, na 5º edição dos jogos, o município levou 10 modalidades e terminou a competição em 4º lugar geral. Nesse ano, na 6º edição dos jogos, o município contou com 11 modalidades e conquistou o 3º lugar geral da competição.
Assessoria de Imprensa/CMC