Nesta quinta-feira (21) a Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo conversou com três engenheiros que participaram da construção dos imóveis entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Parque dos Ipês.
Os vereadores Fernando Winter (PTN), Jorge Menegatti (PSC) e Paulo Bebber (PR) convocaram Edson Luiz Schmitz, engenheiro da Costa Oeste responsável pela execução das casas no Parque dos Ipês I e II; Celso Soares Ferreira, engenheiro da prefeitura responsável pelo projeto elétrico dos dois condomínios e Monya de Cássia Vitória, engenheira da construtora Conceito, responsável pela execução das casas no Parque dos Ipês II.
Celso Ferreira explicou à comissão que não responde pela construção nem pela fiscalização das obras, apenas pelos projetos elétricos, e que nestes foram especificados todos os materiais a serem utilizados. No entanto, segundo ele, se não houve correspondência entre os materiais usados e os especificados no projeto, devem ser ouvidos os fiscais das obras e as construtoras. O vereador Menegatti pediu para que o engenheiro da prefeitura vistorie pelo menos duas casas de cada construtora e em 30 dias entregue um relatório sobre sua avaliação.
Os dois representantes das construtoras, Costa Oeste e Conceito, asseguraram que todas as reclamações feitas pelos moradores são avaliadas e resolvidas, porém, quando o morador faz alguma modificação por conta própria, perde a garantia da construtora. Para certificar-se de que os reparos estão realmente sendo feitos, Fernando Winter pediu um histórico das restaurações realizadas pelas empreiteiras.
Foram apresentados aos convocados fotos da visita da Comissão aos dois loteamentos, nas quais ficavam visíveis os problemas com infiltrações e problemas na rede elétrica e hidráulica. Após visita e levantamento de reclamações de moradores dos imóveis entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Parque dos Ipês, a Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo da Câmara encaminhou requerimento à Superintendência da Caixa Econômica Federal, na qualidade de gestora do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR e Agente Executor do Programa, solicitando documentos e informações. Entretanto, a Caixa respondeu que a responsabilidade técnica coube à equipe da Prefeitura Municipal, indicando-nos os responsáveis legais.
Outras obras do Programa Minha Casa, Minha Vida serão vistoriadas pelos vereadores nos próximos dias e os fiscais da prefeitura responsáveis pela entrega das obras serão oficiados. A população pode fazer reclamações e tirar dúvidas sobre o assunto através da Ouvidoria da Câmara 45 3321 8800.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Comissão conversa com responsáveis pelas obras do condomínio
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel