Notícias

Patrimônio cultural, Igreja do Lago deverá ser reutilizada pela comunidade

Uma das primeiras edificações de Cascavel, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como a Igreja do Lago, está passando por melhorias e deverá ser reaberta para a utilização em breve. A informação foi repassada pela secretária municipal de Cultura, Cléia Kasmierski, em agenda nesta quarta-feira (1/6) com o vereador Paulo Porto (PCdoB).
Segundo Cléia, a reutilização da Igreja do Lago está no cronograma de projetos previsto pela Secretaria desde que assumiu a pasta a cerca de três meses. "Estamos atuando em duas frentes; na valorização dos artistas locais e a melhoria dos espaços culturais. Dentro deste projeto está a reutilização da Igreja do Lago e melhorias em espaços como a Casa de Cultura da Zona Norte e o Centro Cultural Gilberto Mayer".
Antes da reabertura, a Secretaria fará um estudo de destinação do espaço cultural, porém Cléia adianta que a intenção é que a igreja seja destinada a apresentações culturais, corais, concertos musicais, exposições. "Será um espaço diversificado para agregar artistas dos mais diferentes segmentos e áreas", comenta. Segundo Orlando Anzoategui, gerente de espaços culturais da Secretaria de Cultura, a igreja ainda precisa passar por pequenas reformas antes da reabertura.
Para o vereador Paulo Porto (PCdoB), a reutilização da Igreja do Lago é fundamental para a preservação da memória e identidade do município. "Ficamos na expectativa da abertura deste espaço o quanto e que ele volte a ser de domínio do povo cascavelense".

HISTÓRICO
Construída pela comunidade de São João d`Oeste, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, foi inaugurada em 1960 pelo então arcebispo de Toledo, Dom Armando Círio. Em 1987 ela foi tombada pelo Patrimônio Público Municipal por decreto do então prefeito Fidelcino Tolentino.
Passou por uma revitalização e reinauguração em 1993, com uma apresentação da Orquestra de Câmara de Assunção e corais locais. Uma nova reinauguração aconteceu em 2013 com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Cascavel, mas desde então o local permaneceu fechado.

(Da assessoria do vereador Paulo Porto)