As crianças do Acampamento 7 de Setembro, localizado no distrito de São João, interior de Cascavel, estão com sérias dificuldades neste início de ano letivo escolar em virtude das péssimas condições da estrada que dá acesso à Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares e Colégio Estadual Aprendendo com a Terra e a Vida. Cerca de 35 estudantes estão matriculados na unidade escolar que fica no Assentamento Valmir Mota, às margens da BR-277.
O vereador Paulo Porto (PCdoB) esteve no fim de semana em visita à comunidade que abriga 60 famílias oriundas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e fez uma cobrança nesta terça-feira (23/2) ao secretário de Agricultura de Cascavel, Almir Tonolo. "Esperamos sensibilidade do secretário Almir em relação a essa demanda da comunidade que é de fácil resolução já que a cerca de mil metros da estrada se encontra uma cascalheira. O grande problema é quando não há cascalho, porém o Movimento já colocou o cascalho à disposição do Executivo para executar os reparos", disse Porto.
O trecho necessário para os reparos é de aproximadamente seis quilômetros. "Quando chove essas crianças precisam andar dois quilômetros até chegar ao ônibus. Não podemos tolerar que crianças deixem de ir às aulas, deixem de exercer o sagrado direito à educação".
Porto lembrou que recentemente foi feita uma vistoria dos veículos do transporte escolar, o qual apresentou poucos problemas, porém as condições das estradas não acompanham essa melhoria na estrutura. "O transporte melhora, mas as estradas continuam péssimas. Em dias de chuva, os alunos não estudam e a comunidade não consegue escoar sua produção", concluiu.
(Júlio Carignano, da assessoria do vereador Paulo Porto)