Notícias

Paulo Porto declara apoio à greve geral da educação

O vereador Paulo Porto (PCdoB) declarou apoio à greve geral dos professores e funcionários da rede pública de estadual de ensino iniciada nesta quarta-feira (23) em todo o Paraná. Em pronunciamento na sessão da Câmara de Cascavel, o parlamentar destacou a legitimidade das reivindicações da categoria e o descumprimento de uma série de adequações na carreira do funcionalismo por parte do governo estadual.

Pela manhã, Porto esteve no ato público no calçadão da Avenida Brasil, prestando solidariedade aos servidores paralisados. A decisão da greve, retirada em assembleia por ampla maioria da categoria, foi motivada pela lentidão do Executivo em responder demandas urgentes, entre elas: a implantação dos 33% de hora atividade para o magistério, o cumprimento da Lei do Piso Nacional e o reajuste dos funcionários conforme o índice do piso regional de 7.34%.

A pauta ainda inclui questões como o novo modelo de atendimento à saúde, hora-aula e hora-atividade para educação especial e o fim do desconto do auxílio transporte durante a licença médica. "Essa paralisação é uma resposta da categoria após uma série de tentativas frustradas de negociação. pela ausência de respostas concretas do governo Beto Richa e por serem esgotadas todas as tentativas de negociações", comentou.

O vereador colocou seu mandato à disposição da categoria dos educadores. "Nosso mandato é posicionado ao lado dos trabalhadores e se solidariza com os professores e funcionários. Desde já repudiamos qualquer tentativa do governo em desqualificar esse movimento que é justo e legítimo", completou.

Júlio Carignano / Assessoria de Comunicação / Paulo Porto