Notícias

Paulo Porto: Nota de Apoio aos Professores da Escola Municipal Maria Fumiko

O mandato do vereador Paulo Porto (PCdoB) vem a público manifestar apoio aos professores da Escola Municipal Maria Fumiko Tominaga, aos quais está sendo imputada suposta culpabilidade na trágica morte da aluna Rafaela Eduarda Trastes, em março deste ano, sob a acusação de terem sido “negligentes” nos encaminhamentos administrativos frente à escola.

Este mandato entende que o histórico de conduta destes profissionais ao longo de suas carreiras não deixa dúvidas a respeito de seus compromissos com a Rede Municipal de Ensino, em especial com as crianças atendidas.

Infelizmente vem tomando corpo uma tese de culpabilização da escola e dos professores em relação às várias mazelas sociais. Entendemos ser necessário combater a ideia de uma educação salvacionista, que irá recuperar e salvar a sociedade de todos os males, assim como também combater o seu oposto assimétrico, que culpabiliza a escola pelos problemas que acontecem fora dela.

Tragédias como essa tem sua origem em raízes históricas, com a miserabilização de segmentos de nossa sociedade e a consequente desagregação familiar. Estes fatos antes de serem determinados pela educação escolar terminam inclusive por determiná-la. Não temos dúvidas que a escola e a educação têm seu papel, porém, sua principal função é de socializar o conhecimento, o que já é uma tarefa dificílima e parte de um contexto de forte desvalorização destes profissionais.

Neste sentido, nos solidarizamos como os trabalhadores da educação da Escola Municipal Maria Fumiko, e consideramos ser descabida qualquer tipo de sanção administrativa em relação a estes educadores.

Cascavel, 29 de agosto de 2013

9600835396 830bc664c5 oLegenda: Vereador Paulo Porto expressa apoio aos professores da Escola Maria Tominaga

Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal